Alô, Rio! Vem brincar com nós

projetor322

Sequência da animação Rio traz um grande apelo ambiental

O longa-metragem “Rio 2” (2014) é a sequência do filme animação “Rio” (2011), dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha.  O longa de animação perpassa sua narrativa na Amazônia, diferentemente do anterior que tem o cenário urbano do Rio. Narra a história de duas araras azuis, Blue e Jade, ambas em extinção, e seus donos Tulio e Linda que viajam até o norte do país onde procuram pela existência de outras aves da mesma espécie.

Ao seguirem rumo à Floresta Amazônica, Blue, Jade e seus três filhotes, se deparam com o desmatamento da floresta, trazendo novamente a cacatua vilã, Nigel, junto com humanos que estão agora destruindo esse habitat. Ao chegar na floresta, eles encontram outras aves da mesma espécie, entre elas o pai de Jade.

O Rio no entanto, ao contrário do filme anterior aparece pouco, já que o foco da narrativa é transferido para a floresta amazônica, trazendo um grande apelo ambiental para o desmatamento e extinção das espécies.

Foto: Divulgação

O diretor, na ânsia de mostrar todos os pontos do Brasil, vai desde seus estereótipos, como o de “país do carnaval e do futebol”, passando também por outras cidades do país, como Brasília e Ouro Preto. Outro ponto que atrapalha o entendimento da trama são as músicas, que tentam completar as lacunas deixadas no roteiro pela troca constante de assuntos.

Buscando o mesmo sucesso que o filme anterior, o roteiro seguiu praticamente o mesmo, entrando em um clichê, perdendo assim sua originalidade. Trazendo personagens do filme passado e colocando novos, o filme acaba ao longo da história deixando alguns de lado e centrando a narrativa apenas em Blue, Jade e seus filhotes, o que acaba se tornando confuso e vago. No entanto, a qualidade na animação é de se ressaltar continuando com a mesma dos seus anteriores, dentre eles o de grande sucesso de bilheteria “A Era do gelo”.

Cássia Aguiar

Serviço:

Rio 2

Direção: Carlos Saldanha

Gênero: animação

Duração: 102 min

Em Cartaz:

Lumière Cinema (Shopping Total): dublado, diariamente 14h30, 16h40,  19h00,  21h10.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: