Travessuras e dissabores: a vida aos olhos de Zezé

projetor

“Meu Pé de Laranja Lima” é um filme sobre amizade, cumplicidade e sobre a  inocência de uma criança.

Que atire a primeira pedra quem foi a criança que assistiu o filme “Meu pé de Laranja Lima” nos anos 70, e não chorou. O Clássico juvenil foi escrito por José Mauro de Vasconcelos e ganhou várias adaptações, uma delas é o filme de 1970, dirigido por Aurélio Teixeira.

A história é de Zezé, um garoto de família pobre, que sonha em ser poeta. Zezé é retratado como um menino muito emotivo, malandro, mas com um bom coração. O menino passa necessidades financeiras em casa e sempre apanha de seus familiares, por isso, encontra conforto em um pé de laranja lima e na amizade com um português. A pobreza de sua família e as diferenças sociais são vistos por seus olhos ingênuos.

Foto: Divulgação

O filme possui cortes muito bruscos e também uma dublagem muito fraca se comparado a filmes de outros países que foram lançados na mesma época, como por exemplo, “O Poderoso Chefão”, dirigido em 1972, por Francis Ford Coppola. Mas um aspecto que “Meu Pé de Laranja Lima” não deixa a desejar é a emoção. Em várias partes do filme nos deparamos com a serenidade de uma criança lidando com ‘problemas de adulto’, como a falta de comida no Natal; o desespero do pai sem emprego.

Uma das cenas mais emocionantes do filme é se passa no Natal, que é quando Zezé e seu irmão mais novo, Luis chegam atrasados numa distribuição de brinquedos. Também, a cena durante a noite de Natal, que a família come em silêncio apenas uma rabanada.

No filme, o menino Zezé possui sentimentos muito fortes, que o autor não poupa em mostra-los, como por exemplo, o desejo da própria morte por se sentir a pior pessoa do mundo, e o desejo de se afastar da família e ser adotado pelo amigo, Portuga. “Meu Pé de Laranja Lima” possui uma versão mais recente, que é o 2012.

Desirée Pechefist

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: