Uma história vinda do interior de Minas Gerais

fenata_logo_reduz_1

Última peça da mostra de rua traz questões sociais, a religião, as cantigas e o próprio sotaque da região

A última apresentação da mostra de rua do Festival Nacional de Teatro (Fenata) trouxe um espetáculo de Ouro Preto, Minas Gerais. O grupo teatral 2×2 apresentou a história de Laura, uma lavadeira que já era casada, e de Tenório, um homem simples e trabalhador, que vive sozinho há muito tempo.

O nome da personagem dá origem ao título da peça “Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade”. O texto foi baseado no conto “Laura” de Tânia Cristina Dias.

Espetáculo-Laura-e-a-incrível-história-da-porca-que-tinha-ataques-de-vontade_Foto-Bruna-Fontes-21

Foto: Divulgação

O espetáculo teve como palco a praça Barão do Rio Branco, em Ponta Grossa. O público observou o desenrolar da narrativa em uma montagem marcada pelo dinamismo teatral e pelo humor. A todo instante, os atores mudavam de figurino e conquistaram o público, adultos e crianças, embora o cenário fosse pouco sofisticado e os diálogos simples.

Tenório busca conquistar o coração de Laura. Não consegue e, então, ele compra uma porca para resolver seus problemas financeiros. Laura, mulher casada, é disputada pelo marido e pelo apaixonado rapaz.

A porca, por sua vez, só causa dor de cabeça para ambos devido ao comportamento temperamental. No decorrer da trama, Laura chega a ser negociada por Tenório, que oferece em troca, ao marido da amada, o animal. No final, a lavadeira se revolta e cansa da disputa decidindo seguir sozinha e levando com ela a porca.

Uma história que traz elementos típicos do interior de Minas, como o grupo enfatiza na hora de debate. Para os atores, a questão do machismo é ainda muito forte. Outros aspectos da região também foram apresentados, como a religião, as cantigas e próprio sotaque.

A crítica apresentada pelo grupo 2×2 foi uma grande oportunidade de conhecer outras culturas com um enredo que tem um final bem interessante. Laura se torna uma mulher totalmente independente e feliz.

André da Luz

Serviço

Autor: Tânia Cristina
Direção: Carlos Renatto
Grupo: Grupo Teatral 2×2
Cidade: Ouro Preto – MG
Local: Praça Barão do Rio Branco
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: