Antes tarde do que… Tarde demais?



Filmes premiados entram em cartaz no Multiplex de Ponta Grossa meses depois de sua estréia

Há um problema no que se diz respeito à programação cinematográfica em Ponta Grossa. Mesmo com alguns projetos fora do ciclo hollywoodiano, a leva de filmes comerciais é tão intensa que certas produções passam despercebidas do único multiplex da cidade. Apenas quando tais filmes recebem destaque em premiações internacionais e se tornam alvo de debate, são exibidos tardiamente.

Tal fato se deu com ?O Discurso do Rei? (The King’s Speech, 2010) e ?Cisne Negro? (Black Swan, 2010), que só receberam horários na grade depois do amplo reconhecimento na premiação do Oscar. Afinal, eles não mereciam o cartaz em sua época de estreia?

Do diretor Darren Aronofsky, observa-se em ?Cisne Negro? um estilo característico. Assim como os vícios em ?Réquiem para Um Sonho? (Requiem for a Dream, 2000), encontram-se os conflitos psicológicos que o público acompanha nos protagonistas dos filmes de Aronofsky.

Nina Sayers (Natalie Portman) busca a superação enquanto bailarina de sua companhia, e tem sua sanidade destruída aos poucos por seus desejos. Em um ritmo que apresenta cenas de suspense misturadas aos magníficos passos de dança, o filme nos tira o fôlego. Aguardamos explicações, muitas vezes implícitas e abertas à nossas próprias interpretações.

.

Aronofsky leva a pressão ao nível personificado. O diretor da companhia (Vincent Cassel) cobra de Nina uma interação com seu lado sensual para a interpretação genuína do Cisne Negro, dentro da peça ?O Lago dos Cisnes?. Há ainda a mãe (Barbara Hershey) protetora e rígida e por fim, a imagem do próprio Cisne Negro com Lily (Mila Kunis), uma bailarina rival que provoca e instiga ainda mais as situações na mente de Nina.

Sem falar dos inúmeros aspectos que prendem a atenção ao filme, apenas a atuação que rendeu a Natalie Portman o Oscar de Melhor Atriz faz valer cada um dos 108 minutos em frente à tela. Com um final misturando o fantástico, o belo, o horror e o mais puro dos desejos de Nina, uma produção como essas jamais poderia deixar de ser exibida nas ?telonas? de qualquer cidade.

 

Rodrigo de Souza

 

Serviço:

“Cisne Negro” – Black Swan

EUA, 2010 – 108 min ? Suspense.

Direção: Darren Aronofsky

Roteiro: Mark Heyman, Andres Heinz e John J. McLaughlin

Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey e Winona Ryder.

Foto: divulgação.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: