O orgulho do cinema soviético

 

Ganhador da Palma de Ouro em Cannes em 1958, filme apresenta um amor interrompido pela guerra

 

A edição 2011 do projeto ‘Tela Alternativa apresentou, na terça- feira (22), o sucesso internacional do diretor Mikhail Kalatozov, ?Quando Voam as Cegonhas? (1957). Vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 1958, a obra é um dos marcos da história do cinema soviético. Em preto e branco, o filme aborda o tema da guerra preocupando-se com a questão humana, ao retratar os horrores do conflito e as consequências para as famílias envolvidas.

A história do filme acontece na Rússia durante a Segunda Guerra Mundial. O casal Veronika (Tatyana Samojlova) e Boris (Aleksey Batalov) é separado pelo conflito. Apesar de não receber notícias do namorado, a jovem não deixa de pensar e esperar pelo seu antigo amor. Ressalta-se a atuação de Tatyana Samojlova que recebeu uma menção especial no Festival de Cannes por sua interpretação como Veronika.

Com alta qualidade técnica, a parceria entre o diretor Kalatozov e o fotógrafo Sergei Urusevsky, faz a diferença na estética do filme. A fotografia é impecável e composta de fortes contrastes. É impossível deixar de notar a qualidade dos enquadramentos, composição dos planos, sobreposição de imagens, filmagem dinâmica com boas angulações, luminosidade bem marcada com jogos de luzes e sombras. Além de tudo, o filme apresenta elenco competente, um roteiro simpático, emotivo, inteligente e com um discurso pacifista.

?Quando voam as cegonhas? é um filme reconhecido e que honra o cinema russo. O enredo prende a atenção com seu lirismo e sutileza, contando com qualidade de elenco, fotografia e imagem. Uma obra que apresenta um painel trágico, mas também de amor, onde a poesia se manifesta nas imagens.

 

Danny Antunes

SERVIÇO

Projeto Tela Alternativa ? entrada gratuita ? Todas as terças-feiras, 19h30.
Local: Cine Teatro Ópera (Auditório B) ? Rua XV de Novembro, 458 – Ponta Grossa ? PR

Telefone: (42) 3901-1610
Coordenador do projeto: Antônio João Teixeira.

Programação de março:

29 de março ? Cinema Paradiso (1988) ? Giuseppe Tornatore

(quem se interessar sobre os filmes, poderá ver a programação até junho através do link http://www.diariodoscampos.com.br/cidades/noticias/39089/?noticia=tela-alternativa-abre-exibicoes-do-semestre-em-marco).

Foto: Divulgação

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: