O boi sem rumo

fenata

O monólogo se perde entre os gêneros teatrais e possui roteiro confuso

A expectativa para a peça “Boi – Espetáculo Solo” era de uma história sertaneja clássica e com características culturais marcantes. Melhor seria se tivesse se limitado ao previsível. A recepção do público era feita pelo ator do monólogo usando uma cabeça de boi em sua própria, feita de papel machê.  Ele distribuía bandeirolas de papel seda, já gastos e quase rasgando, para as pessoas que primeiro entrassem no auditório B do Cine Ópera.

Assim que o público se ajeitava em suas poltronas o ator iniciava sua performance demonstrando o que talvez seja o único ponto louvável da peça: o trabalho corporal do protagonista. Ao inusitado som de “YMCA”, do grupo Village People, ele rebolava de maneira desinibida em movimentos pélvicos e insinuantes, arrancando uma ou outra risada da plateia.

mari fenata

Foto: Kimberlly Safraide/Lente Quente

Logo que chegou a frente do palco, uma breve conversa com o público que parecia anunciar uma comédia pastelão que abusaria do humor obsceno e de trocadilhos infames. Surpreendentemente, o rumo do espetáculo mudou completamente, se transformando em um drama de difícil compreensão. Os tiques caricatos dos três personagens interpretados pelo ator eram cansativos e atrapalhavam o entendimento do texto e do próprio desenrolar da história.

As músicas e as luzes muito intensas pesaram o ambiente. A variação sutil das cenas deixava a plateia confusa que não sabia quando deveria rir, quando deveria fazer silêncio. O roteiro se perde e a desordem se mantém até o final da peça, que se encerra sem retomar em cena a comédia do início do espetáculo, no entanto se coloca mais uma música disco durante os aplausos, provavelmente na esperança de amarrar o enredo. Um remendo mal feito na programação do “Às dez em cena”.

Mariana Fraga

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: