Falta de preparo para a complexidade pretendida

fenata

‘Urano’ tem intenção de deixar o espectador desconfortável, mas exagera na dose

 

A peça “Urano”, apresentada na Mostra Paralela do 42º Fenata pelo grupo ponta-grossense Parto de Gaia, não pode ter seu enredo sintetizado em poucas palavras, uma vez que não o possui. Ao invés de contar alguma história, os atores espalham-se pelo espaço cênico e proclamam falas sobrepostas umas às outras, todas com sentido extremamente confuso.
“Urano” tem, para o espectador mais esclarecido em teatro, a pretensão de ser uma manifestação de teatro contemporâneo, em que realmente há o uso mais rústico do corpo e da voz e esse recorte das estruturas teatrais clássicas. Mas o que fica evidente é a falta de preparação do grupo para apresentar uma performance com tanta complexidade, além da falta de experiência dos integrantes com atuação. O único ponto forte da performance foi a movimentação de corpo de alguns dos atores, que foi bem conduzida.

As escolhas de marcação de palco também foram pobres; os atores espalham-se por todo o espaço cênico, e o espectador fica sem saber para qual direção olhar ou em quem prestar atenção, uma vez que todos estão falando ao mesmo tempo. Eles também optam pelo uso demasiado de chão, tornando-se quase invisíveis.

10799780_794951230564753_628295286_nFoto: Divulgação
A construção do cenário, a falta de figurinos na parte de cima do corpo e a sonoplastia usada tentam deixar o espectador desconfortável, outra marca do teatro contemporâneo. Porém, no dia da apresentação,essas escolhas acabaram empobrecendo ainda mais a qualidade da peça, uma vez que a estrutura do local deixou o som com má qualidade e deixou o público desejando que o espetáculo acabasse logo.

            Com ares de experimento teatral e não de peça de teatro, “Urano” dá a impressão de ter sido pensado para entreter os integrantes do grupo, e não o público que os estava assistindo.

Gabriela Gambassi

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: