Ao ar livre e no centro

outros-giros1

Parque ambiental é uma das poucas opções de lazer ao ar livre no centro da cidade

Com a chegada da primavera e o novo horário de verão em outubro; um local no centro da cidade ganha destaque e um número cada vez maior de frequentadores, localizado na região central em frente ao terminal municipal e próximo ao shopping atraí pessoas de toda a urbe em busca de encontro, lazer, convívio ou prática esportiva.

Apesar do nome, o Parque Ambiental Governador Manoel Ribas, inaugurado em 1996, não tem muitas árvores e foi apelidado pela população de parque cimental devido ao excesso de áreas calçadas e a escassez de áreas verdes. Nesta ampla área existe uma pista de corrida ou caminhada usada por militares, senhores de idade ou jovens e algumas barras para exercícios. O amplo espaço público tem pista de skate, quadra de futebol de areia e futsal, ambas usadas geralmente o dia inteiro e a noite também, para a terceira idade foi feita uma academia ao livre em 2009.

Os espelhos de água ou o que deveria ser (estão totalmente secos há anos) é apenas mais um elemento que ajuda a perpetuar o nome de parque cimental, outro elemento característico são as barracas que aparecem de longe e em baixo delas existem cadeiras e mesas para descanso. Ao redor do parque existem alguns bancos usados para descanso ou encontro, incluindo os amorosos. Outro elemento de adorno são os três superpostes amarelos cuja principal utilidade é servir de suporte para as câmeras da guarda municipal.

10626461_692865607448651_128191453077794217_n

O local abriga ainda edificações históricas como a Estação Ferroviária Paraná, hoje transformada em Casa da Memória Paraná, e onde se encontra a antiga Maria Fumaça, e o prédio da antiga Estação Arte, atual Armazém da Família. No local havia um parquinho infantil, mas o mesmo foi desfeito em governos anteriores. Nos fins de semana todo esse espaço é muito procurado por famílias e usado para a realização de eventos da prefeitura, como feiras de flores ou artesanato.

O parque se encontra em mais uma reforma que segundo a prefeitura trará mudanças profundas em sua estrutura e paisagem. O monitoramento da guarda e um posto policial não trazem segurança ao local, principalmente à noite, os banheiros são poucos, sujos e fechados a noite, a quantidade de pombos durante o dia nas áreas de grama e ladrilhos aumenta cada vez mais, além de animais soltos no local. Moradores de rua e usuários de drogas, além de bêbados são comuns mesmo durante o dia, à noite é comum mendigos dormirem na estação ou bancos. A sujeira deixada pelos pombos torna alguns lugares como o lado externo da estação arte insalubre. Nos fins de semana o intenso fluxo de pessoas tira a tranquilidade do parque, aliás, a ideia de um parque é mais área verde e natureza e o que temos é uma extensa área de calçada de cimento com um monte de pombos invadindo as poucas áreas verdes; mas vem ai um novo parque ou complexo ambiental segundo o governo municipal.

Marcos Vinicius Ionngblood

Serviço:

O Parque Ambiental fica localizado no centro de Ponta Grossa entre as ruas Vicente Machado e Governador Manoel Ribas, centro de Ponta Grossa

O Parque é aberto 24 horas por dia e possuí iluminação noturna

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: