O Herói Grego filho de Zeus ou o bandido mercenário?

projetor

Filme Hercules (2014, Paramount) traz o lendário herói grego com sentimentos mundanos. Falhas de caráter dão o sal a trama que termina com o clichê final feliz.

A história já consagrada do semideus grego passa por mais uma releitura. Dessa vez, o protagonista, interpretado por Dwayne Johnson, têm toda a fama de herói típica do filho de Zeus. No entanto, Hércules não é perfeito. Carrega consigo dezenas de missões cumpridas em troca de dinheiro, erros do passado e falhas de caráter. Em síntese, Hercules é apresentado como um mortal ser humano.

rockhercules1

Hércules, que costuma receber todo o crédito pelas missões que enfrenta e os monstros mitológicos que abate, leva junto uma equipe de guerreiros que, além de amigos, dividem o bônus do êxito das missões – Hércules não trabalha sozinho. Seus companheiros foram “adotados” pelo personagem principal ao longo de suas batalhas, veem em Hércules uma espécie de padrinho, e até mais que isso, um salvador, tutor.

O Longa não deixa explícito se Hércules é ou não filho de Zeus, mas sua força sobre-humana é notável. Ele ainda carrega na consciência a morte da família, que o perturbar diariamente. Hercules faz aliança com o rei de Trácia para treinar seu exército e derrotar o inimigo, convencendo o herói de que Trácia era a vítima. E Hércules terá várias surpresas ao longo do filme, que colocarão a prova seu caráter, e mostrarão que – com todas as falhas – Hercules é extraordinário.

A sacada de apresentar o protagonista como um herói de poderes limitados, e de conquistas compartilhadas com parceiros é boa. Traz certa sobriedade á mitologia. No entanto, o desfecho poderia ser melhor aproveitado sob essa perspectiva, pois, com a já esperada grande batalha final, o clichê se realizou mais uma vez. Não necessariamente uma decepção, mas uma reflexão antropológica descontinuada.

Matheus Dias

SERVIÇO:

O filme está em cartaz nos cinemas da Cidade e, em breve, nas mídias digitais.

Anúncios
Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: