O palhaço obscuro encena o humor mais claro possível

A adaptação “Dom Casmurro – O Palhaço Obscuro” torna a obra mais compreensível para crianças sem perder o respeito por Machado de Assis

 

Ao se pensar no livro Dom Casmurro, poucos arriscariam classifica-la como uma obra de humor. A peça “Dom Casmurro – O Palhaço Obscuro”, produzida e encenada por ponta-grossenses, porém, aceita esse risco de bom grado e traz cenas que arrancam o riso da plateia.

Seguindo a história básica do livro de Machado de Assis, a peça inclusive aproveita-se de muitos diálogos do livro, apenas conferindo a eles tons mais suaves e apropriados ao público infantil. Apenas três atores, dois homens e uma mulher, revezam-se em todos os papéis da peça, mantendo um figurino como base e trocando os acessórios que representam cada personagem.

A peça baseia-se no estilo de teatro conhecido como palhaçaria, estilo onde os movimentos são parecidos com os dos palhaços circenses, assim como a maquiagem e os figurinos. Além de apresentar a história Dom Casmurro, o roteiro também conta com alguns momentos cômicos de interlúdio, que solucionam o problema do vazio durante a troca de figurinos e mantém o público entretido.

Outro mérito do espetáculo é a sua duração; com cinquenta minutos, a peça consegue incorporar todos os acontecimentos principais do enredo de Machado de Assis e ainda manter a atenção do público, em especial do infantil, que é o seu público alvo.

Gabriela Gambassi

Serviço: atualmente, a peça não está em cartaz, mas esteve em temporada no Cine Teatro Ópera até o dia 15, com ingressos a vinte reais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: