Um joelho com olhinhos

Livro infantil retrata uma época de brincadeiras de crianças ao ar livre

O livro O Joelho Juvenal Editado pela primeira vez em 1983 e relançado na 3ª edição em letra bastão com a nova ortografia, do grande escritor brasileiro Ziraldo, destaque da Flicampos 2014 (Feira de Literatura dos Campos Gerais) é uma excelente leitura infanto-juvenil. Ziraldo Alves Pinto nascido em 1932 é pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor, seu livro infantil de maior sucesso é o Menino Maluquinho, foi um dos fundadores do jornal o Pasquim, um jornal rebelde em plena ditadura, entre vários prêmios ganhou o prêmio Jabuti de literatura, seus livros foram traduzidos para vários idiomas e o autor é sucesso absoluto de crítica e público.

A obra em um contexto social infantil conta as aventuras e machucaduras do joelho de um menino; as ilustrações do livro são simples, feitas pelo próprio Ziraldo. Comparado a livros infantis modernos, com recursos sonoros, dobraduras, 3D, esse possuí um formato simples, porém a originalidade do tema que não é contar uma história do Menino Maluquinho, mas sim de um joelho de um moleque que talvez não seja o Maluquinho pela visão do joelho.

A obra volta a atualidade ao mostrar crianças que corriam, trepavam em arvores e caiam, mostrando uma realidade que muitas não conhecem devido as facilidades da tecnologia, celulares, computadores, DVDS, internet desde a mais tenra idade ou talvez simplesmente porque vivem em apartamentos no centro das cidades.

O livro é simples e didático, com uma capa dura bem colorida; um dos pontos fracos é que talvez pudesse ser mais colorido nas páginas internas, porém as frases são curtas e as ilustrações apesar de poucas cores bem simpáticas.

Vale à pena ler ou reler principalmente para as novas gerações, mostrar as crianças não sedentárias que faziam estripulias, caíam, esfolavam o joelho e se levantavam voltando a correr, retratos da infância de Ziraldo. Que é irônico e sabe instigar o público infantil contando a história de um Joelho só, crianças mais espertas com certeza questionam: mas a gente tem dois e o outro será que não tem olhinho? Coisas de gênio.

Marcos Vinicius

 Serviço:

O livro pode ser adquirido em livrarias, sebos e pela internet.

Editoria: Melhoramento

Cidade: São Paulo

Número de páginas: 24

Preço R$ 32,00

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: