O encanto das virgens suicidas

O livro “As Virgens Suicidas” do Jeffrey Eugenides, foi lançado em 1993 e conta a história de cinco irmãs, que moravam no subúrbio dos Estados Unidos, na década de 70 e se suicidam em sequência, sem nenhum motivo aparentemente plausível.

As irmãs Lisbon eram:  Therese 17, Mary 16, Bonnie 15, Lux 14 e Cecilia 13. Cecilia a caçula, foi quem deu início aos suicídios. Não se explica exatamente o porquê, essa é uma jogada que acontece durante todo o livro, para fazer com que o leitor crie sua própria resposta para todas as perguntas que surgem no decorrer da história. E após a morte dela, as outras irmãs que já sofriam por viver numa família extremamente conservadora e religiosa, passam por uma crise familiar, momento extremamente delicado, que mostra a vulnerabilidade de cada personagem após a perda.

A história é narrada coletivamente por um grupo de meninos, vizinhos das irmãs Lisbon, e fascinados por elas e pelos seus medos, inseguranças, gostos e vontades… Essa é a característica que torna o livro realmente único, se ele fosse narrado pelo Eu lírico, ou por uma das irmãs (uma narradora feminina), seria totalmente diferente da visão masculina, juvenil e inocente.

Onde os meninos em plena pré-adolescência se encantam com pequenas coisas do dia a dia de uma menina. Além da leitura contar com muitos detalhes na escrita, sobre clima, cores, roupas, aspectos das casas, dos rostos das pessoas, etc.

Também vale a pena conferir o filme adaptado pela diretora Sofia Coppola, que é exatamente igual ao livro, onde até algumas falas são idênticas.

Jaqueline Guerreiro

serviço: O livro possui 232 páginas, da editora Companhia das Letras, e pode ser encontrado nas Livrarias Curitiba pelo preço de R$40,00.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: