Guerra-relâmpago em sete semana

Mesmo com o maior exército do mundo, a França não foi páreo para a mente engenhosa de Hitler

Em Maio de 1940, a Alemanha Nazi chocou o mundo ao derrotar o exército francês em Paris durante a Segunda Guerra Mundial. O jovem exército de Hitler seguiu as estratégias do mentor e dos comandantes de forma impecável, superando os combatentes rivais mesmo em número menor, num episódio conhecido como “a Batalha da França”, que é detalhado minuciosamente em “Hitler em Paris”, de Alan Shepperd.
Segundo o livro, à época, os francos possuíam a maior e mais famosa armada do mundo – cerca de cinco milhões de adultos entre 20 e 45 anos. Além disso, receberam apoio de outros países Aliados, como o Reino Unido, a Holanda e a Bélgica, elevando o número total a quase oito milhões, quase o dobro das forças do Eixo naquela batalha. No entanto, os números não escondem as falhas: o exército francês já estava ultrapassado em diversas áreas.

Muitas divisões eram compostas por soldados reservas, mal equipados e com idade superior a 30 anos. Seus tanques, embora numerosos, eram mais lentos que os Panzers alemães e possuíam rádios defeituosos, dificultando a comunicação. Finalmente, a força aérea francesa não se comparava à Luftwaffe alemã, e os comandantes de operação não tinham uma mente como a de Hitler pela qual se orientarem.

O livro inicia com um resumo dos precedentes da batalha, detalha os exércitos e as estruturas de cada, e então disseca cada dia das curtas sete semanas de combate. Dinâmico e com ótimo uso de gráficos, desenhos e fotos, o autor traz o leitor para o clima de guerra. Outro fato importante é a imparcialidade: as alfinetadas nos derrotados franceses são constantes durante o livro, mas Shepperd não julga certo ou errado, limitando-se a detalhar os ocorridos. Para os fãs da Segunda Guerra, “Hitler em Paris” é boa opção de aprofundamento nas batalhas individuais.

Felipe Deliberaes

serviço: O livro está à venda em diversos estandes da Flicampos pelo preço de R$10,00.
Autor: Alan Shepperd
Editora:  Osprey’s
Páginas: 96

Deixe um comentário