Afirma, Pereira

 As duas palavras, que dão título ao livro, são marca registrada da obra e aparecem em todos os parágrafos, do começo ao fim

Escrito em 1993 pelo autor italiano Antonio Tabucchi, Afirma Pereira se passa durante o período da Ditadura Salazarista em Portugal e possui como personagem principal Dr. Pereira, um jornalista viúvo, apaixonado por limonadas e pelo retrato da falecida esposa.

Responsável pelo caderno de Cultura de um jornal português, Pereira conhece e contrata Monteiro Rossi para escrever obituários antecipados de escritores famosos. Em meio a várias limonadas e problemas de saúde, o jornalista passa a conviver e virar cúmplice do jovem revolucionário e enxergar a realidade ditatorial do país em que vivia.

Curto e fácil de ler, Afirma Pereira é narrado como um testemunho do jornalista sobre sua aventura com Monteiro Rossi em uma época onde escrever em jornais era tarefa controlada. As palavras que nomeiam o livro são recorrentes em todas as páginas, caracterizando ainda mais o testemunho do viúvo, em um tom confidencial. O fim é surpreendente e ousado, considerando a timidez e cegueira do personagem principal, e nos instiga a saber o que aconteceu após o ponto final.

kamila Vintureli

Serviço:

O livro é uma publicação da Editora Cosac Naify, possui 160 páginas e o preço médio é de 25 reais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: