A ilusão de uma nação

 

 

 

 

Rússia Stalinista é reinterpretada em ficção investigativa

 

 

“Criança 44” se passa nos tempos da Rússia Stalinista, uma época da União Soviética em que se pregava o comunismo, a igualdade e a verdade. Porém, no livro do autor Tom Rob Smith, outra perspectiva contextual nos é apresentada.

Tendo por personagem central um agente fiel ao governo, o enredo mescla aspectos fictícios com reais, trazendo a tona uma realidade diferente da que a estamos acostumados. Em um governo que prega que sua nação não tem falhas como crimes, problemas judiciais e dirige uma ditadura, um assassinato acontece e o tal agente deve convencer a família que tudo não passou de um acidente. Porém, indo mais a fundo, ele descobre que suas ideologias e tudo aquilo que ele defendeu pelo seu governo não está tão correto assim.

 

A obra é profunda e mistura conflitos políticos, morais e acerca de lealdade. O que se deve seguir? Aquilo pelo que você lutou a vida inteira, mas descobre que foi uma grande mentira? Ou buscar falhas na sua ideologia e mudar seu jeito de agir e pensar? São debates que acabam aparecendo ao decorrer da história, mostrando que sempre há outro lado da moeda.

Para quem gosta de livros sobre investigações, “Criança 44” também é uma boa pedida, pois envolve assassinatos, serial killers, espionagem e conta com cenas que prendem o leitor até o próximo – e o próximo, e o próximo… – capítulo. A história é tão envolvente que o leitor acaba criando uma sede de justiça ao se sentir oprimido juntamente com os personagens, levando-o a momentos de tensão, revelações e até um pouco de romantismo.  A publicação é a primeira parte de uma trilogia, que até agora só tem até o segundo volume publicado no Brasil, “O Discurso Secreto”.

 

                                                                                           Millena Sartori

 

 

Serviço: O livro “Criança 44” de Tom Rob Smith, pode ser encontrado nas livrarias da cidade a um preço médio de  R$ 20.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: