Dinastia em forma de romance

livro-aberto

Em narrativa alternada, relembra-se fatos históricos acompanhados de muita emoção

Romance histórico, narrado em primeira pessoa que nos faz voltar ao tempo do Czarismo Russo. Assim são definidas as primeiras impressões do livro de John Boye, lançado em 2009 pela editora Companhia das Letras, “O palácio de Inverno”.

Primeiramente é apresentado o personagem principal Gueórgui, já com seus 80 anos, habitando Londres no ano de 1981. Com sua esposa internada por causa de um câncer, ele começa a refletir sobre sua vida, e assim passa a recordar fatos do passado. O autor então escreve este livro com capítulos paralelos, onde em um capítulo é a história do personagem já mais velho, e em outro o personagem ainda jovem. Narrativas que em certa hora se encontram.

palacio

Gueórgui era um garoto pobre, filho de lavrador, que vivia no interior russo. Passa a fazer parte da Guarda Imperial no Palácio de Inverno, na São Pestesburgo do czar Nicolau II, a partir do momento em que salva a vida de um primo do Czar, ou seja, como forma de recompensa. Assim, fica explícito para o leitor como era a vida no Palácio de Inverno.

Um fator de destaque no livro é a forma como são relatados acontecimentos importantes do século, como a Revolução Russa e a Segunda Guerra Mundial: ambas como cenário. Além disso, há diálogos diretos com nomes históricos, como o próprio Nicolau II, a Princesa Anastacia, Raspotin, entre outros. Mistura-se ficção com realidade, e assim a obra ganha em qualidade.

Boye é reconhecido por seus desfechos excelentes e cheios de emoção, como no seu famoso livro “O menino do pijama listrado”. Além de “O garoto de convés”, e “O ladrão do tempo”.

Georgia Prestes

Serviço: O livro pode ser encontrado no website da Editora Saraiva: http://www.saraiva.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: