Derrete o mais gélido dos corações

vitrola

Grande responsável pelo sucesso do filme, trilha sonora de Frozen lembra os musicais da Broadway

             Lançada pelos estúdios Disney em dezembro de 2013, a animação Frozen conquistou a crítica e o público, tornando-se imediato sucesso mundial. A história, porém, não teria tido a repercussão que alcançou se não fosse acompanhada por uma trilha sonora empolgante, recentemente lançada em CD.

            Contando com trinta e três músicas, o álbum traz a trilha sonora completa do filme, entre as músicas cantadas pelos personagens e os instrumentais que podem ser escutados em sua duração, além de duas versões extras da canção “Let it Go”.

            Compostas por Christophe Beck, em sua segunda parceria com a Disney Animation Studios, os instrumentais da trilha não chegam a ser muito expressivos, precisando do acompanhamento da imagem para serem aproveitados de forma completa. É perfeitamente clara a influência da música folclórica nórdica nas melodias, referência ao local onde o filme se ambienta (as geladas paisagens da Noruega).

             As dez músicas cantadas pelo elenco, compostas pelo casal Kristen e Robert Lopez, são bem variadas, transitando entre solos muito melódicos e de grande exigência vocal, parecidos com os encontrados em “Os Miseráveis” e “Miss Saigon”, e canções de coro de melodia alegre encontradas em musicais mais leves, como “A Bela e a Fera” e “Hairspray”. No entanto, é inegável a influência do universo do teatro musical na trilha sonora.

            Essa influência não se restringe à melodia das composições. As vozes do elenco também são, em sua maioria, de grandes estrelas da Broadway e da West End, destacando-se principalmente Idina Menzel, dubladora da protagonista Elsa. Conhecida na Broadway por sua grande elasticidade vocal, Idina segura muito bem o seu solo, que tornou-se o verdadeiro ícone do filme, ‘Let it Go’, e também forma uma boa dupla com Kristen Bell, outra atriz de teatro que empresta voz à princesa Anna, cujas canções são compostas de duetos, boa parte deles com Idina.

            Os pontos baixos do CD são as canções ‘Fixer Upper’, cantada por um coro inexpressivo e com uma melodia repetitiva e pobre, e a versão de ‘Let it Go’ cantada por Demi Lovato, que, além de transformar o doce instrumental de piano em um remix agressivo, não possui nem de longe a voz necessária para sequer tentar alcançar as notas originadas pela poderosa Idina.

frozen

Gabriela Gambassi

 

Serviço: o CD com a trilha sonora original e também o álbum em português podem ser encontrados nas livrarias da cidade e nas lojas Americanas, além de diversas livrarias acessíveis na internet. O preço fica entre R$25,00 e R$30,00.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: