Musica de Ponta

vitrola

O gênero  musical de rimas faladas rapidamente 

         Vários gêneros musicais já sofreram preconceito e foram desvalorizados culturalmente, um grande exemplo foi a trajetória do pagode (surgiu no final da década de 1970) em nosso país nas periferias do Rio de Janeiro. Assim como o pagode, um gênero musical que sofreu e atualmente infelizmente ainda sofre algum tipo de preconceito e é rejeitado é o Rap, quem nunca escutou a famosa frase: “Música de maloqueiro”, ignorando a beleza e riqueza transmitida na melodia e no tipo de arranjo? Esta cultura do Hip Hop é desvalorizada por ser da preferência da classe mais baixa assim como aconteceu com o pagode.

         O ritmo que se popularizou nos EUA na década de 1970 e surgiu na Jamaica na década de 1960, tem como características a maior valorização da letra (poesia e rimas faladas seja no improviso ou não) usava pouco arranjo musical, ou seja, raramente instrumentos musicais, na maioria das vezes era substituído pelo beat box (som com a boca) e as rimas faladas.

         Na cidade de Ponta Grossa um grupo de rap que tem inovado é o “Ponta Rap”, que usa não somente o beat box e a rima falada rapidamente, mas também o usos de instrumentos na elaboração do arranjo musical. Um exemplo de música assim, feita por estes rappers, que escreveram melodias já na década de 1990 e lançaram seu primeiro cd em 2007, é o rap “Dona Aparecida”, assim como “Ronda periferia” e “Periferia de ponta a ponta”, todos mostrando a linguagem da favela e realidade destes lugares.

         Na música “Dona Aparecida”, uma das mais belas letras e atualmente é interpretada por Gueg, Aline, Mc Pá, Mc A e DJ Banga, traz na letra a biografia de moradora pontagrossense  Aparecida Alvez dos Santos que procura por sua família há mais de 40 anos. A musica além de ter as rimas faladas rapidamente tem um arranjo musical criativo com os depoimentos de Dona Aparecida, musica eletrônica e o teclado.

10492233_271282809731291_9014738843199219323_n                                     Divulgação

Nilson de Paula

 

Serviço: A musica pode ser ouvida no site Palco MP3 http://palcomp3.com/familiapontarap/dona-aparecida/, ou no youtube http://www.youtube.com/watch?v=nMYoGgqpNfY

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: