Oportunidade para conhecer uma mulher revolucionária

projetor

Frida’, de 2002, é uma porta de entrada para feitos da pintora mexicana                

            Curitiba será a única cidade brasileira a receber, no dia 17 de julho, a exposição ‘Frida Kahlo – suas fotografias’, no Museu Oscar Niemeyer. Apesar da exposição não trazer ao Brasil pinturas de Frida, o filme é uma chance de aproximação à obra e vida de uma das mais notáveis mulheres da história da América Latina.

            Salma Hayek, atriz mexicana que interpretou Kahlo na segunda cinebiografia da artista – a primeira é ‘Frida, Natureza Viva’, de 1986 – conseguiu, com sua atuação, demonstrar todo o drama e excentricidade da vida da pintora. Aos 18 anos de idade, Frida sofreu um acidente que influenciou sua obra. O filme mostra essa passagem com clareza, mas peca por não detalhar a data do começo da carreira da artista.

fridaImagem : divulgação

            O maior “pecado” do longa, contudo, diz respeito à língua. O filme retrata a vida de uma pintora mexicana com uma atriz mexicana, mas é falado em inglês, estranho, para dizer o mínimo. Apesar disso, Salma foi indicada ao Oscar em 2002. O filme ainda concorreu nas categorias melhor figurino e maquiagem naquele ano, um indicativo de que ‘Frida’ é um atrativo aos olhos, em todos os sentidos.

            O elenco de apoio dá consistência ao filme com atuações convincentes, que reforçam que Frida Kahlo esteve longe de ter uma vida comum. Apaixonada, de temperamento forte, e inspirado, a artista teve romances com personagens igualmente históricos como Diego Rivera e Leon Trotsky, bastante explorados no filme. Focando a vida conturbada de Kahlo, o longa acerta e deixa o espectador curioso para conhecer ainda mais sua obra.

Serviço:

Filme: Frida

Ano de lançamento: 2002

Direção: Julie Taylor

Disponível em locadoras e na internet.

 Enrique Bayer

Anúncios
Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: