Discussão sem estereótipos

outros-giros

Os filmes exibidos pelo projeto “Mácula” propõem debates desprovidos de preconceitos

Quem não quer assistir um filme num sábado a tarde, de graça, e ter uma conversa sobre o filme? Este projeto proporciona isso. Com o tema “Protagonista mulher” em 2014, os filmes exibidos pelo projeto Mácula – ciência e cinema, que é uma iniciativa do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), propõe uma reflexão sobre o papel das mulheres nos filmes, mas, felizmente, as discussões não pendem para nenhum extremismo de gênero, feminismo ou machismo, o que não limita a “visão” do público, possibilita maior troca de ideias, e mantêm uma discussão racional sobre o assunto. As reuniões no “ópera” tem certo caráter informal, mesmo com um professor da UEPG mediando o debate, e esse caráter contribui mais ainda para as pessoas se sentirem confortáveis para expressar suas opiniões, e, como a participação não se limita ao público acadêmico, há uma pluralidade de ideias sobre o assunto, o que só agrega o debate. Neste ano já foram exibidos cinco filmes, e a previsão é de exibir mais seis filmes até o fim do ano.

macula

Imagem: divulgação

Apesar dessa situação, as cadeiras do auditório B não “colaboram”. No final do filme ou durante o debate é visível que a maioria das pessoas não conseguem “arrumar” uma posição confortável, e quem chega atrasado, ou precisa sair do auditório durante a exibição, não consegue enxergar os degraus, pois não tem nada que os indique, e cria situações desagradáveis como tropeços, ou luzes de celulares ao longo do filme.

Serviço:

A entrada é gratuita, os filmes são exibidos no Cine-teatro Ópera, auditório B, às 15h no dia 09 de agosto, com o filme “Cidade do silêncio”; dia 30 de agosto com o filme “Alexandria”; dia 06 de setembro, o filme exibido será “A fonte das mulheres; dia 27 de setembro é o filme “Tomboy”; dia 11 de outubro, o filme “Flor da neve e o leque secreto”, e o último filme de 2014 será exibido dia 25 de outubro – “E agora, aonde vamos?”. No final do ano serão emitidos certificados pela PROEX com a carga horária da frequência dos participantes.

Bruna Fernandes

Anúncios
Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: