A força do trabalho (gratuíto) em equipe

entre-linhas

Portal mantido por colaboradores fala de música com descontração e comprometimento

O Tracklist é um portal de notícias voltado ao cenário musical, afiliado à MTV brasileira. Fundado em 2012, é mantido por cerca de 25 colaboradores. Além de notícias, o site produz colunas, resenhas e análises sobre temas variados.

A coluna “Musicalmente falando” apresenta artistas novos e/ou desconhecidos para o público, e utiliza de linguagem coloquial para se aproximar do leitor. Já “O que tem pra hoje?” se aprofunda em lançamentos recentes, contando o processo de produção dos mesmos. As colunas são ‘insights’ de seus autores no meio musical, buscando fugir da uniformidade das notícias. Percebe-se, no entanto, grau variável de conhecimento musical e jornalístico por parte dos criadores de conteúdo. Entre as colunas mencionadas acima, “O que tem pra hoje?” demonstra especialização muito maior que “Musicalmente falando”, a qual aborda os temas de forma bastante despreparada – quase em improviso. O Tracklist também realiza resenhas (‘reviews’) dos lançamentos mais antecipados, conferindo-os uma nota de 0 a 10.  Aqui, a qualidade da resenha também varia de acordo com o resenhista.

tr

Por contar com colaboradores de todos os cantos do país e até do exterior, o Tracklist consegue realizar coberturas de diversos shows e festivais como recentemente o Rock in Rio Lisboa. Por meio da parceria com a MTV, os integrantes recebem credenciais para ter acesso aos bastidores destes eventos, ponto para o portal. A interface do site é prática, e dá destaque aos gêneros Rock, Pop, R&B e MPB no header. No mais, o Tracklist não oferece nada de muito especial ou diferente. No entanto, a cobertura de eventos e a qualidade de boa parte das notícias, colunas e resenhas se assemelha aos trabalhos de grandes portais musicais. Feito impressionante para um portal composto por uma equipe reduzida de colaboradores não-remunerados e, em sua maioria de idade universitária.

SERVIÇO:

O portal Tracklist pode ser acessado através do endereço: http://www.tracklist.com.br.

Felipe Deliberaes

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: