A morte conta uma história, e a gente para para escutar

Imagem

Produção é rica em detalhes, mas fica devendo na fidelidade ao livro

O filme “A Menina que Roubava Livros” é dirigido por Brian Percival, fazendo uma adaptação da obra de Markus Zusak. A história do filme é narrada pela morte, o que cria uma característica própria, ressaltando a relação dos personagens presentes no filme. A história é de uma menina, chamada Liesel,  levada com seu irmão para a Alemanha para ser adotada por um casal, pois sua mãe biológica era comunista e sofria perseguição do nazismo. A mania de roubar livros começa quando seu irmão morre durante o caminho e o coveiro deixa cair um exemplar sobre o tumulo do menino.

O período histórico da Segunda Guerra Mundial é bem retratado no filme, já que durante toda a sua duração, a presença de cenas de guerras é constante. É visível ainda a forte influência do nazismo, com as bandeiras presentes nos prédios, nas casas e, principalmente, nas escolas.

Imagem

Liesel tem uma relação mais forte com seu pai, Hans, que a incentiva a ler. Sua mãe, Rosa é mais mal humorada e séria. A menina é incentivada ainda pela mulher do prefeito, Isa. Ela convida Liesel para conhecer e desfrutar de sua biblioteca, todas as vezes que leva as roupas lavadas e passadas por sua mãe. A menina, diante de tantos livros, fica encantada e começa a levá-los para sua casa. Na escola, Rudy se torna seu melhor amigo e companheiro, que busca e traz Liesel da escola, reforçando a imagem de uma amizade verdadeira. Essa relação permanece até o fim da estória.

O filme deixa um pouco a desejar nos detalhes, pois quem leu o livro assiste com a vontade de ver todos os pontos, o que não acontece. Porém, as imagens fotográficas que aparecem são de ótima qualidade, podendo-se perceber a preocupação em aproximar o máximo possível o cenário do filme com a história. Dessa forma, é um filme longo, mas que prende a atenção e provoca os sentimentos dos telespectadores.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: