Lembranças e ironia transbordam o buraco

Imagem

“Roqueiro percebe que está ficando velho quando começa a gostar de jazz”

            Os paulistas dos Titãs lançaram recentemente o seu décimo quarto álbum, chamado “Nheengatu”. No entanto, Tony Bellotto, guitarrista da banda, já se aventurou em outras áreas artísticas, como a literatura, por exemplo. Em 2010, lançou o seu sétimo livro, o romance “No Buraco”.

            A obra é construída a partir das memórias de um ex-astro do rock que teve apenas uma música de sucesso ao longo de sua carreira caminhando para uma solitária velhice e as crises que vêm com ela. Abusando do sarcasmo, Teo Zanquis, protagonista do romance, descreve suas experiências com sexo, drogas, música e literatura, enquanto está enterrado em um buraco na areia da praia de Ipanema.

Imagem

 Foto: Divulgação

            Pode-se perceber muito da história do próprio autor ao longo das 256 páginas do livro. O personagem faz incansáveis referências aos membros dos Titãs, a ícones da música brasileira dos anos 80, e a episódios efetivamente vividos por Bellotto na sua carreira como músico. A ironia e a fluidez lembram muito os livros de Nick Hornby, em especial “Alta Fidelidade”, enquanto se distancia de obras anteriores do autor, por se tratarem de romances policiais, como a trilogia do detetive Remo Bellini.

           Tony Bellotto talvez não seja o melhor dos escritores, e “No Buraco” pode até não ser um primor da literatura, mas se quer encontrar algumas análises carregadas de ironia sobre figuras e situações cotidianas, além de citações muito bem colocadas sobre música, cinema, literatura e cultura pop em geral, este livro pode lhe render bons momentos. A leitura é fácil de ser “digerida”, e o tom do texto tem uma fluidez que lembra muito uma crônica.

 Leonardo Carriel

Serviço: O livro tem 256 páginas, foi lançado pela Companhia das Letras, e pode ser encontrado por cerca de R$37,00 nas livrarias da cidade

Anúncios

One Trackback to “Lembranças e ironia transbordam o buraco”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: