Brasil e argentina no mesmo palco

fuc27

Músicos fazem samba em tom de protesto, mas com atitude serena

A canção “Brasil Pedala”, composta por João Francisco Rangel de Abreu Junior, e interpretada pelo “Trio Vamo”, trouxe uma temática atual e já muito conhecida da população brasileira; os preparativos para a Copa do Mundo 2014. Antes do início da apresentação, os músicos tentaram uma interação com o público, questionando seus posicionamentos em relação ao evento que ocorrerá no Brasil, mas a plateia demonstrou opiniões divididas.

Os versos, interpretados em ritmo de samba, contém trocadilhos com a situação atual do país e as regras de uma partida de futebol, relacionando a “falta” do jogo, com a ausência de condições de saúde aceitáveis, por exemplo. O compositor e vocalista do trio, ficou encarregado também da harmonia, trajando uma camisa da seleção brasileira, tocava um violão com cordas de aço, ainda que o gênero geralmente seja associado a violão com cordas de nylon.

O conteúdo melódico ficou por conta do saxofone, cujo saxofonista vestia uma camiseta da seleção argentina, que citava vez por outra, trechos do hino nacional e de marchinhas que remetem a jogos da seleção, e à Copa do Mundo de uma forma geral. Já o compasso e o tempo, eram determinados pelos instrumentos de percussão, que sofreram problemas de microfonação durante a apresentação, ocasionando a subida de um técnico ao palco, enquanto os músicos ainda tocavam.

14293106111_501eea39fb_oFoto: José Gabriel/Lente Quente

Ainda que a canção tenha agradado boa parte do público, e que a letra tenha uma temática forte, mesmo que entoada de forma leve, os músicos permanecem com a mesma atitude ao longo dos cinco minutos de apresentação. Assim como a própria música, que permanece numa mesma atmosfera do início ao fim.

Leonardo Carriel

Serviço:

Música: Brasil Pedala
Autor: João Francisco Rangel de Abreu Junior
Intérprete: Trio Vamo

 

 

Anúncios

2 comentários to “Brasil e argentina no mesmo palco”

  1. percebe-se também que o formato repete, intencionalmente (ao que parece), a performance do ano anterior – então novidade.

  2. Boa descrição. A propósito, sugiro que mudem o nome do site para ‘Descrição de Ponta’!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: