Clássico da animação japonesa traz a reflexão de temas familiares

projetor322

A simplicidade e a magia de um filme infantil que atinge o público de todas as idades

“Meu amigo Totoro” é uma animação de 1988, de direção e roteiro de Hayao Miyazaki. O filme conta a história de duas irmãs, Mei e Satsuki, que se mudam para a zona rural com o pai por conta da doença da mãe e, ao longo da história, as irmãs começam a ter contato com seres mágicos.

Explorando a nova casa, elas encontram “dustbunnies”, que são bolinhas pretas de fuligem. Mei, a mais nova, encontra algo parecido com um coelho enquanto brinca no jardim. Perseguindo-o, ela corre pela floresta até cair em cima de uma versão maior da mesma criatura, que seria Totoro. Originalmente o personagem é chamado de Totoru, mas Mei pronuncia errado. Essa cena possui uma referência a “Alice no País das Maravilhas”, do inglês Lewis Carroll, no qual Alice também cai em um buraco enquanto persegue um coelho.totoro

A relação familiar é um ponto forte do filme. Miyazaki dá ênfase na preocupação das crianças com a mãe no hospital, o elo delas com o pai, que é um pouco ausente por conta da sua profissão, e o afeto e companheirismo entre as irmãs. Outro ponto fantástico da história é “Nekobasu”, um gato que também é um ônibus e serve de transporte para as meninas visitarem a mãe. O filme é intenso e não têm muitos acontecimentos agitados, mas Miyazaki explora com delicadeza as descobertas da infância e faz várias referências a cultura japonesa.

Consagrado por outras animações como “A viagem de Chihiro”, de 2002, e “Princesa Mononoke”, de 1997, Hayao Miyazaki anunciou sua aposentadoria definitiva, diferente das outras vezes, comunicando que irá apenas se dedicar aos desenhos. Uma mostra de suas obras acontece todo domingo, até 11 de maio, no SESC Ipiranga, em São Paulo.

Bruna Pedroso

Serviço: O filme foi lançado em VHS no Brasil pela Disney e pode ser encontrado em DVD, blu-ray e versões digitais em livrarias e lojas online.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: