Filme dinamarquês aborda questões psicológicas e existenciais

projetor322

Lars von Trier mostra suas marcas de roteiro e direção em obra de ficção-científica dramática

O filme Melancolia (2011), escrito e dirigido pelo cineasta dinamarquês, Lars von Trier, foi uma das obras exibidas no projeto Tela Alternativa deste ano, sob a temática “Nossas prisões particulares”. Protagonizado por Kristen Dunst e Charlotte Gainsbourg, atriz conhecida por atuações consagradas em outros trabalhos do dinamarquês, o filme aborda nuances de uma vida conturbada, como as relações extra-conjugais, a depressão e a morte, sempre apresentadas sob um tom melancólico já característico do diretor.

                A história do filme se divide em duas partes ao longo de suas três horas de duração. Na primeira delas, o roteiro apresenta os principais personagens em uma festa de casamento. Aos poucos, percebe-se que se trata da festa de Justine (Kristen Dunst), que não está feliz na condição de recém- casada. A segunda parte, reflete as consequências da decisão de Justine, a depressão que a leva ir morar com sua irmã Claire (Charlotte Gainsbourg), e a previsão de que o planeta Melancolia, que dá nome ao filme, colidiria com a Terra dentro de alguns dias.

Melancholia_409_photo_by_Christian_Geisnaes_large0

Foto: Divulgação

Se comparados com obras anteriores do mesmo diretor, o filme de 2011 é mais “indigesto”. Os diálogos são vagarosos, há pouca ou quase nenhuma trilha sonora, e os minutos parecem escorrer pelos closes abruptos e as câmeras instáveis de Lars von Trier. Se em “Dancer in the Dark” (2000), as músicas eram muito presentes e ajudavam a construir a temática do filme, em “Melancolia”, o silêncio é fundamental como forma de incluir o espectador na frieza da história.

                Ainda que o ritmo do filme seja vagaroso e a sensação seja de desconforto diante de algumas cenas, “Melancolia” é uma obra intensa no que diz respeito a questões psicológicas presentes no cotidiano de qualquer um.

Leonardo Carriel

Serviço: O DVD do filme pode ser adquirido nas Livrarias Curitiba pelo preço de R$ 21,90.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: