Eliane Brum mostra a verdade que ninguém vê

livro-aberto

A coluna que virou livro traz reportagens em que o comum vira extraordinário

“A vida que ninguém vê” é um livro de crônicas que procura mostrar através de reportagens reais aquilo que nem sempre é visto ou lembrado pela sociedade. A jornalista e autora Eliane Brum reúne neste livro uma série de acontecimentos cotidianos e transforma personagens,que no dia a dia passam despercebidos, em notícia.

O livro surgiu da coluna “a vida que ninguém vê” que a autora tinha nas edições de sábado no jornal Zero Hora por volta de 1999.Esta edição reúne 21 das melhores reportagens publicadas em sua coluna. Gaúcha de Ijuí, Eliane ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem,com esta obra ganhou o Prêmio Jabuti em 2007 como melhor livro reportagem.

safe_image

Foto: Divulgação

É utilizado um capítulo inteiro para narrar parte do enredo vivido pelos protagonistas do livro. De todos os contos apenas dois personagens tem um capítulo a mais narrando a continuação de sua história. A autora optou por ilustrar um pouco de cada personagem, dessa forma ao início de cada capítulo tem uma foto característica da vida a ser contada.

O diferencial deste livro reportagem é o olhar com que a autora tem sobre os fatos e sua forma de relatá-los, o que permite que após a leitura a atenção que ela teve ao relatar aquelas vidas passe para nossa percepção diária. A descrição dos protagonistas e suas vidas fazem com que o leitor se sinta mais próximo da história,o que o leva a construir os personagens mentalmente. As fotos também auxiliam nesta aproximação entre leitor e personagem.

Através de uma linguagem literária e simples, Eliane conta e alerta sobre algumas realidades esquecidas.O livro publicado em 2006 contém 208 páginas e mostra a vida comum das pessoas através do ponto de vista observador e descritivo da autora.

 

Alana Bittencourt

 

Serviço: O livro pode ser encontrado nas Livrarias Curitiba por R$35,00 e no formato e-book por R$32,00.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: