Uma história de morte, guerra e inocência

livro-aberto

 

O livro que ficou mais de 375 semanas entre os mais vendidos ganha versão no cinema

        “A menina que roubava livros” é um best-seller escrito pelo autor alemão Markus Zusak em 2006. A história se passa durante a II Guerra Mundial e tem como narrador onisciente a Morte, ser sobrenatural que relata as vivências de Liesel Meminger. A perseguição aos judeus e as fogueiras de livros que os nazistas faziam obrigaram Liesel a roubar livros para aprender a ler. O livro de 382 páginas é dividido em 10 partes com subdivisões, valendo-se de muita sinestesia e metáforas.

A linguagem do livro é simples e de fácil entendimento, porém o autor utiliza alguns termos alemães para os diálogos, o que representa o afeto compartilhado entre personagens. Além dos diálogos, a Morte toma liberdade para fazer comentários críticos em relação à humanidade. Seus pensamentos são de assombramento e decepção com o que presencia. O autor personifica o acontecimento final para mostrar que o humano é tão desumano que assombra a própria morte. Apesar de seus comentários, a Morte observa Liesel Meminger, personagem principal, que vê o mundo de forma inocente.

livro_markus_zusak

Foto: Divulgação

            O livro tem sua versão cinematográfica e sua estreia ocorreu em novembro de 2013 nos Estados Unidos; já no Brasil o filme chegou em janeiro de 2014, sob a direção de Brian Percival. O filme se mantém fiel aos principais acontecimentos, porém o diretor decide retirar algumas cenas e personagens secundários.

Como o filme tem 131 min de duração, a história precisa ser contada rapidamente e algumas relações parecem forçadas na tela, alguns aspectos dos personagens principais foram minimizados, como sentimentos e caráter para ser mais apresentável ao público, que tem classificação etária de 10 anos.

Carine Cruz

            Serviço: O livro “A Menina que Roubava Livros” pode ser encontrado nas Livrarias Curitiba pelo valor de R$39,90 e no formato e-book por R$24,90.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: