O útil do século XIV é moda no século XXI

moda-e-estilo1

Diversos modelos e cores em alpargatas dão outras opções de calçados para o verão

     Espadrilles. Conhece? São as famosas alpargatas. O primeiro nome é de origem francesa e o segundo espanhola. O calçado, comum nos anos 1980, volta a aparecer nas vitrines e nos pés de homens e mulheres. Mas, as alpargatas têm origem mais distante. Em meados do século XIV o calçado era usado por trabalhadores do campo por proteger os pés do frio, calor e umidade. Outra versão é a de que as alpargatas surgiram na década de 1930, usadas durante a guerra civil (espanhola). Hoje o calçado é produzido em tecido e têm solado de corda ou borracha. Entretanto, é comum se encontrar variações dos modelos originais.

      Alguns possuem cordas nas laterais e outros o detalhe é feito por um material alternativo que a imite. Há alpargatas com cordões, renda e até mesmo algumas variações com salto. O calçado é bastante versátil, fica bem com roupas mais esportivas ou casuais. Para as mulheres, independente de estar vestindo um short e camiseta ou vestido, os espadrilles acompanham bem a composição da roupa.

DSC_0821

Foto: Gabrielle Koster

    Mas, essa reinvenção da tendência é recente. Pouco se ouvia falar ou se viam alpargatas há cerca de três anos. Os calçados tinham um ar mais rústico e simples nos anos 80.

      No verão, os espadrilles ganham força por serem mais leves que os tênis, menos informais que chinelos e mais confortáveis que as sapatilhas. Os preços são acessíveis, apesar de terem produtos com o preço mais elevado. Logicamente, o consumidor deve saber usar o calçado, pois há possibilidade de machucar os pés em uma longa caminhada e, apesar de já ter sido calçado em tempos de guerra, atualmente o material não aguenta uma garoa mais forte.

Serviço:

As alpargatas podem ser encontradas nas mais diversas lojas de calçados de Ponta Grossa a partir de R$30,00.

Gabrielle Koster

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: