Touchdown na terra do gol de placa

livro-aberto

Livro sobre o futebol americano no Paraná faz resgate histórico, mas peca na hora da narrativa

        Livros-reportagem têm uma aura quase mística. Não é a toa que muitos futuros profissionais da imprensa assumem o desafio de escrever um. É o caso de Rodrigo de Souza, estudante do curso de Jornalismo da UEPG. Ele procurou resgatar a história do futebol americano no Paraná no trabalho de conclusão de curso. O resultado foi Conquistando Território, livro de 128 páginas recheadas de curiosidades que podem interessar aos admiradores do esporte.

        Além de relatar acontecimentos folclóricos, no melhor estilo Guia dos Curiosos – o primeiro time de Ponta Grossa jogava de vermelho, apesar de ser chamado de “Black Knights”; o clube mais antigo do Paraná tem como treinador um gringo desconhecido encontrado nas ruas de Curitiba – o texto faz amplo levantamento histórico. E se destacam as informações sobre os resultados dos primeiros campeonatos da região, por exemplo.

1382244_598260570232155_2025044297_n

Foto: Divulgação

        O acervo impressiona e certamente agrada ao fã do football. Entretanto, em momento algum a obra assume uma linguagem de narrativa. Não há aprofundamento nos personagens, diálogos ou flertes com a literatura, algo característico das reportagens em profundidade. O mais próximo disso é a crônica de uma partida, no último capítulo. Isso pode desinteressar o leitor casual, que procura, acima de tudo, ler uma história cativante.

      Conquistando Território merece aplausos por se arriscar em um tema ainda pouco explorado e recente. Também serve como almanaque histórico, cheio de informações pertinentes. Falta, porém, um tempero a mais para conquistar leitores que não fazem ideia do que é um quarterback.

Rodrigo Menegat

 

Serviço:

A banca de avaliação do livro aconteceu no dia 12 de novembro/2013. O autor pretende disponibilizar o PDF do texto na internet em breve. Contato: Rodrigo de Souza – souza11rodrigo@gmail.com

Anúncios

2 comentários to “Touchdown na terra do gol de placa”

  1. FUTEBOL FUTEBOL FUTEBOL QUE GOLAÇO CARA FUTEBOL AMERICANO!

  2. Obrigado pela crítica!
    Realmente faltou usar um pouco mais do jornalismo literário. Essa não é a primeira vez que me falar isso. Ficarei mais atento para uma possível reformulação.

    Gostei muito da crítica, parabéns ao autor!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: