Três Marias contadoras de histórias

Imagem

O último espetáculo para crianças, no Fenata 2013, foi encenado pelo grupo carioca ‘Crias da Casa’, no Teatro Marista

Três vidas, três diferentes situações, três amigos. Os contadores de histórias Zé Maria, Antonio Maria e Maria Aparecida vivem e inventam histórias para contar pelo mundo. A trupe conta, nesse espetáculo de muita de música e desdobramentos inesperados, a história do Anjo Gabriel, que se apaixona por sua primeira tutelada, a menina Janaina. Centenas de crianças de diversas escolas de Ponta Grossa lotaram o Teatro Marista para a peça do grupo carioca.

Os atores do grupo ‘Crias da Casa’ ocuparam todo o espaço cênico durante a apresentação. A troca dos acessórios, que identificam as personagens, acontece de forma discreta durante a própria encenação. Isso permite ao público infantil reconhecer facilmente qual personagem entrará em cena. No entanto, algo que complica o entendimento por parte das crianças menores é a forma como o texto foi escrito. O uso frequente de frases em ordem indireta e palavras refinadas e raras aos ouvidos do pequeno público requer maior atenção e concentração e um vocabulário ainda em formação nessa idade.

Imagem

Foto: Luiz Siqueira

As crianças interagiram durante todo o espetáculo, devido a presença de muitas canções. Palmas compassadas marcaram a apresentação, assim como as gargalhadas infantis, que ecoavam por todo o teatro. As graças simples e fáceis, por tropeços e tonturas forçadas, ganharam os sorrisos do público.

O auge do espetáculo foi durante a morte da personagem Janaína, em que as crianças não identificaram no primeiro momento o que o que acontecia no palco, gerando um burburinho de vozes e questionamentos. Mas os sussurros cessaram quando Janaína reaparece no palco, como um anjo. Suspiro e risos tímidos foram soltos durante o rápido beijo entre o anjo e sua antiga protegida. As crianças aplaudiram e gritaram ao fim do espetáculo, mostrando empolgação após o contato com a última apresentação infantil do Fenata 2013.

Rafaela Oliveira

Serviço:

Espetáculo: Três Marias

Grupo: Crias da Casa Produções Artisticas Ltda – Me – Rio de Janeiro – RJ

Autor: Gabriel Naegele

Direção Geral e Artística: Gabriel Py Damacena Naegele, Maria Cristina de Souza

Local/data: Apresentado no Teatro Marista no dia 12 de novembro às 14h

Duração do espetáculo: 55 minutos

Recomendação: Livre

Anúncios
Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: