Balé de marionete, tragédia humana

Imagem

Na penúltima noite do Festival , teatro de bonecos ousa, intriga o público e provoca reflexão

O Auditório B do Cine Teatro Opera, local das apresentações de ‘Às Dez Em Cena’, é o reduto dos grupos mais experimentais do Fenata. O clima intimista do palco menor favorece quem deseja inovar. Não foi diferente com a Cia. Fios de Sombra, de Campinas/SP, que se apresentou na noite de terça-feira, 12. Os paulistas brindaram os cerca de 150 presentes com um espetáculo minimalista e monocromático: “Cinza”.
A única atriz, Paloma Faria Quintas, não abre a boca. Coberta por capa e chapéu, ela se camufla no cenário composto por caixas e jornais empilhados. Quem rouba a cena é a marionete que ela comanda.
O boneco, também feito de jornais, desfila pelo palco e representa uma história comum e realista. Guiado pelos movimentos dançantes de Paloma que, além de atriz, tem formação de bailarina, o títere vive as desventuras de muitos moleques: pobreza, drogas, violência.

Imagem

Foto: Divulgação

A riqueza do teatro experimental é a inquietação que provoca. Os campinenses sabem disso e deixam a narrativa intencionalmente vaga. As linhas gerais ficam claras, mas não faltam momentos ambíguos.
O que, nas mãos de um grupo menos competente, poderia resultar em distração da plateia, revela-se um trunfo. A peça atrai o espectador por forçá-lo a questionar-se constantemente. Os corpos inclinados para frente e os cenhos franzidos do público atestavam a atenção conquistada.
Com trilha sonora marcante e ares oníricos, “Cinza” parece uma alegoria da miséria, pois retrata a incapacidade dos marginalizados de deixar uma existência de cores lúgubres. No final, a história sempre se repete. Mas vá saber! É provável que cada um dos presentes tenha saído do Opera com uma interpretação diferente.

Rodrigo Menegat

Serviço:
Grupo: Cia. Fios de Sombra, de Campinas/SP
Duração: 50 min. Direção: Rafael Mario Curci Carbonell
Iluminação: Lucas Rodrigues dos Santos. Sonoplastia: Eduardo Conegundes de Souza
Maquiagem: Paloma Faria Quintas. Operador de som: Elaine Vilela Rezendo
Elenco: Paloma Faria Quintas

Anúncios
Etiquetas: ,

One Comment to “Balé de marionete, tragédia humana”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: