Olhares atentos à cidade

           ombudsman
        Os estudantes de Jornalismo têm aplicado um olhar diferenciado sobre os produtos analisados. E, por incrível que pareça, têm prestado atenção às orientações e apontamentos feitos pelo Ombudsman.
         Na crítica Voz aos bairros Ponta-grossenses, a autora evitou o “coleguismo”, algo difícil ao criticar uma produção do próprio curso de Jornalismo UEPG. A análise reforça os aspectos positivos do Jornal Comunitário como a problematização e pluralidade de fontes. Por outro lado, critica as falhas técnicas do projeto. Merece o destaque da semana!
           Os textos demonstram que os alunos circulam cada vez mais pela cidade, observando aspectos do cotidiano que passam despercebidos pela maioria das pessoas. É o caso da crítica “As tripas e o coração de Ponta Grossa”A autora descreve o terminal central de ônibus, falando sobre as pessoas, o ambiente e interações que ocorrem ali. E para o título utilizou uma metáfora criativa.
       A observação atenta à cidade também pode ser encontrada nas editorias Pratos e Drinks Em cena. Enquanto a primeira dá visibilidade ao carrinho de espetinhos, a segunda descreve uma peça teatral realizada em pleno calçadão. Entretanto, nenhuma das críticas traz fotos ou imagens, o que poderia contribuir ainda mais com a análise.
           Novamente, a editoria Vitrola surpreende. O texto revela as influências do estilo musical, letras e até mesmo características do público da banda criticada. O autor demonstrou amplo conhecimento sobre o tema abordado.
          As editorias Livro Aberto Antena apostam na descrição dos detalhes como ferramenta principal de análise, mas não deixam bem claro o posicionamento dos autores. Ao contrário da crítica Entre Linhas, na qual foram utilizados dados para sustentar a argumentação. Já a editoria Projetor conseguiu avançar em relação aos textos anteriores, pois a autora soube equilibrar descrição e crítica, sem deixar o texto confuso ou cansativo.
           Enfim, o 41º Festival Nacional de Teatro (Fenata) está aí. É a hora dos estudantes demonstrarem tudo que aprenderam durante o ano e ousar nas críticas.
Antonio Correia
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: