Um culto nada religioso

Imagem

Adaptação do conto de Machado de Assis lotou o Teatro Ópera no terceiro dia do Fenata

Pela segunda vez, marcou presença no Fenata o grupo “Cia. Teatral Boccaccione” de Ribeirão Preto, encantou, cantou, e chocou a plateia. O conto “A igreja do diabo”, de Machado de Assis foi adaptado pelos atores com o uso de muita criatividade. Na peça que leva o mesmo nome do conto, o Diabo tenta fundar uma igreja só para ele com o intuito de combater e destruir outras religiões. O complemento dos instrumentos musicais durante o desenrolar da trama dá dinamismo e provocação.
A sátira tem a intenção de criticar a contradição humana. Mesmo depois que os antigos fieis das outras religiões se converteram à religião do Diabo, com a permissão de ir contra os mandamentos de Deus e viver na libertinagem, eles começam a desobedecer ao próprio Diabo, praticando as virtudes, o que era contra as regras da igreja.

Imagem

Foto: Lente Quente

A nudez utilizada  na cena em que o Diabo conquista os fieis e torna pecados, como luxúria e gula, em mandamentos foi uma das cenas marcantes e transgressoras da peça. Ao mesmo tempo, chocou o público, tanto que, no mesmo instante, alguns se levantaram e retiraram-se do recinto, enquanto outros riram e se divertiram com o ato.
Além da interação dos atores com a plateia, outro diferencial da peça foi o jornal “Demonews”, o jornal da igreja do Diabo, que fazia referência a algumas instituições religiosas que espalham jornais informativos sobre características da religião e outras particularidades. Quando as luzes se acenderam, os atores foram recebidos em pé pelo público com salva de palmas.

Mariana Tozetto

Serviço:
A peça “A igreja do diabo” do grupo Cia. Teatral Boccaccione de Ribeirão Preto/SP, foi apresenta no Cine Teatro Ópera no dia 09/11.

Anúncios
Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: