Um acordo de representação

Adaptação de lenda germânica leva público ao Cine Ópera durante a tarde do Festival de PG

Adaptação de lenda germânica leva público ao Cine Ópera durante a tarde do Festival de PG

A peça “Flautista de Hamelin” iniciou às 14 horas de quinta-feira com duas artistas medievais cantando, uma que tocava flauta e a outra um tamborim. Ambas interagiam com o público formado na maior parte por crianças dos colégios de Ponta Grossa.

O roteiro é uma adaptação da lenda Germânica na qual a dupla Tatiane Mileide e Thyara Cristina interpretam dois artistas do período medieval que saem pelas ruas cantando e levando uma pequena carroça que conta a história da cidade alemã de Hamelin. A dupla afirma a importância de cumprir os tratos que são previamente combinados. Em vários momentos da peça se percebe essa afirmação através da frase. “Trato feito. Mas trato é trato!”.

Hamelin era dominada pela peste dos ratos, em todos os locais se encontrava ao menos um deles. O prefeito, já desesperado por não saber o que fazer e com o caos na cidade, chega ao ponto de querer desistir do cargo por não encontrar uma solução. Neste momento encontra um artista de rua que se oferece para acabar com a peste, tocando sua flauta com o ‘poder de enfeitiçar’ qualquer animal das mais variadas espécies.

Foto: Camila Gasparini

Foto: Camila Gasparini

No primeiro momento o prefeito ignora, mas como os ratos estavam sem controle na cidade aceita e em troca o flautista lhe pede mil moedas e ambos firmam um trato, porque “trato é trato!”. Após a cidade estar “salva” o prefeito não cumpre o combinado e o artista de rua sai pelas ruas novamente tocando sua flauta, desta vez ele ‘encanta’ as crianças que seguem com ele para fora da cidade e não voltam mais.

A interação de Tatiane e Thyara com o público está presente desde os primeiros minutos da peça oscilando entre risos provocados pelas ‘trapalhadas’ da dupla, gritos ao ver os ratos e o silêncio repentino para saber a continuação da história. Estima-se que 140 pessoas estavam presentes no auditório B do Teatro Ópera durante a apresentação, Realizada no segundo dia da 41º edição do Festival Nacional de Teatro (FENATA).

André Bida

 Serviço:

Peça: Flautista de Hamelin
Autor: Lenda Germânica
Elenco: Tatiane Mileide Danna e Thyara Cristina do Nascimento
Grupo: Trip Teatro de Animação
Cidade: Rio do Sul/SC
Operador de luz e som: Willian Sieverdt
Duração: 40 minutos
Classificação: A partir de 6 anos

Etiquetas: ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: