Violência, sexo e miséria

Imagem

‘Uma história Oficial’ traz debate social para o momento ‘Dez em cena’ do FENATA

A peça ‘Uma história Oficial’, do grupo mineiro Cia. Cortejo de Teatro, trouxe um enredo engraçado e carregado de crítica social, no segundo momento de apresentações do primeiro dia da 41º edição do Festival Nacional de Teatro (FENATA).

Temas como racismo e exploração sexual foram abordados de forma sutil pela encenação, que possuía apenas quatro atores no palco. No inicio da peça, cerca de cinco minutos foram dedicados à montagem do cenário, que foi realizada pelos interpretes, dispondo portas, paredes e bíblias pelo chão, objetos que trocaram de lugar algumas vezes no decorrer do espetáculo. Alguns momentos mal posicionados, as estruturas atrapalharam a visão de que estava sentado nas fileiras laterais.

Imagem

Foto: Lente Quente

A história das personagens, o ambiente onde vivem, e suas características foram narradas no início da apresentação. O espectador tinha a impressão de que os papéis eram parte de uma brincadeira. Com um texto carregado de exemplos de racismo e desigualdade social, quem assistia teve de encarar, cigarros e charutos acesos, em meio a cenas de violência física e sexual, que foram aliviadas com diálogos engraçados em diversos momentos.

A iluminação simples não fugiu dos tons amarelos dos refletores do palco B, do Cine Teatro Opera. Elementos sonoros algumas vezes foram executados pelos próprios atores, que tocaram instrumentos musicais para realizar a trilha sonora de cenas mais intensas. Um toca-fitas era usado para sons ambientes, apesar de ser um elemento externo ao contexto temporal do enredo que se passa no início do século XX.

André Lopes

Serviço:

A peça “Uma história oficial” foi apresentada pelo grupo “Cia. Cortejo de Teatro”

Anúncios
Etiquetas: ,

One Comment to “Violência, sexo e miséria”

  1. Tive a mesma impressão ao ver a peça.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: