Avancem para águas mais profundas

ombudsman12-112Uma comparação rápida entre as críticas da semana revela que a qualidade dos textos oscila de acordo com editoria e o tema abordado. Em alguns casos, a descrição pura e simples persiste. Como resolver esta fragilidade? Buscar referências sobre o assunto e ir além do produto em si.

O texto “Dobras de guitarra e baixo marcante” cumpriu bem esta proposta. O autor revela amplo conhecimento sobre o tema, o que permite uma análise profunda e detalhada. Além de citar o instrumental, letra e história da banda, o texto aborda os aspectos visuais do álbum. Destaque da semana!

Já as editorias Em Cena e Livro Aberto têm uma sacada interessante: descrevem brevemente os autores, citando suas origens e influências que tiveram. O texto humaniza e contextualiza o produto criticado, evitando a descrição ou adjetivação desnecessária.

Entre Linhas relaciona o jornal Bala na agulha às características do jornalismo. Porém, o texto trata o periódico como se fosse um jornal convencional, cobrando determinados aspectos e “regras” que não se aplicam necessariamente a um meio de iniciativa popular e experimental.

Lendo o primeiro parágrafo da editoria Pratos e drinks, tem-se a impressão de que o texto vai debater sobre a falta de opções para o público vegano. Entretanto, não passa de uma receita de quibe. Já na editoria Moda e Estilo, a autora recupera a história do piercing, mas não avança na análise de elementos estéticos que o tornam tão popular e nem fala sobre os tipos de piercing.

Outro aspecto a ser revisto é a agenda cultural, que apesar de completa, demonstra clara dependência das atividades oficais, realizadas pela Prefeitura. Uma alternativa para pluralizar a agenda é ficar de olho nos murais da UEPG, onde há muitas sugestões de giro que fogem do convencional.

Para avançar na produção é imprescindível ousar e buscar novas referências que ainda não foram observadas, despertando a imaginação e o aprendizado. O projeto está aí para isso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: