Uma Princesa dos Campos vegetariana

pratos

Em Ponta Grossa há um numero maior de lanches vegetarianos, mas além da carne há quem não coma derivados. O que fazer?

 O número de lanches e almoços vegetarianos cresceu na cidade. Mas há um grupo, vegan, que não come qualquer derivado de animais, como ovos e carnes. Para quem opta por esse tipo de alimentação existe o quibe vegano, que é uma receita simples e pode ser preparado em casa.

O quibe é preparado com a farinha de quibe, proteína de soja (também conhecida como carne de soja), batata e leite de soja. O tempero é a gosto e podem ser acrescentados legumes para dar um gosto especial. Quem optar por isso pode usar alimentos de cores fortes, como a cenoura, para dar uma cara nova ao prato. O gosto é caracteristicamente forte.

O tempero em geral é sal, alho, cheiro verde e/ou salsinha picada. Também pode ser usada pimenta-do-reino para quem deseja um gosto mais forte, enquanto outros colocam hortelã. O modo de preparo é parecido com o quibe normal: a batata entra no lugar do ovo que é o que dá a ‘liga’ da massa, ou seja, a deixa consistente. Uma receita parecida acrescenta aveia em flocos umedecidos, que além de fazer a ‘liga’, não tiram o gosto do quibe.

O prato pode ser frito ou assado por aproximadamente meia hora. Para os que são vegetarianos (que não comem apenas carne) podem colocar pão torrado esfarelado, que ajuda a dar consistência para a massa e sustenta por mais tempo. A proteína de soja é cozida antes de ser colocada na massa, e para quem nunca a preparou antes, deve ser feita como a farinha de quibe e colocada de molho por entre 20 a 30 minutos, e depois escorrida. O quibe é servido quente ou frio com molho.

Luana Caroline

Serviço:

Os ingredientes para preparo (farinha de quibe, batata, proteína de soja, leite de soja e temperos) podem ser encontrados nos diversos supermercados da cidade

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