Nem toda informação é jornalismo

entre-linhas12

Informativo ‘Bala na Agulha’ cumpre com o propósito de dar voz ao povo, mas falha com regras do jornalismo

           O informativo Bala na Agulha é uma produção da Associação Ponta-Grossense de Lideranças Comunitárias e Entidades Filantrópicas (Aplicef), que busca dar voz às comunidades e debater problemas sociais. A iniciativa é necessária e sua primeira edição, em setembro de 2013, cumpre com a proposta de abordar temáticas de cunho social, além de apresentar as pretensões do veículo.

            Os textos que compõem o Bala na Agulha não são assinados, exceto pelo editorial produzido pela diretoria da Aplicef, o que representa uma falha, visto que o editorial é a opinião do jornal, logo não se faz necessária a assinatura. Apesar da parceria com Departamento de Jornalismo da UEPG, que elaborou o projeto gráfico do periódico, no expediente não constam nomes de jornalistas responsáveis.

Divulção

Foto: Divulgação

            As matérias são objetivas, referenciam um assunto e logo o abordam. Neste sentido cumpre com determinações básicas do jornalismo. Por outro lado, a pluralidade fica ofuscada pelo propósito de dar voz ao povo. Ganha-se pelo fato de dar espaço na mídia às minorias, mas no que se refere à produção jornalística, todos têm direito à voz, igualmente. Ponto negativo é que, das oito fotos da primeira edição, quatro são posadas e, portanto, não jornalísticas.

               O Bala na Agulha é composto por quatro páginas: capa, opinião, geral e associativismo. Esteticamente, a diagramação funciona bem, pois os textos não se misturam um com o outro e o leitor pode facilmente detectar uma sequência de leitura e segui-la, o que contribui para o entendimento. Como informativo de uma determinada classe, o Bala na Agulha é eficaz, mas como jornal, os métodos precisam ser repensados.

Crys Kühl

Serviço:

O Bala na Agulha tem tiragem de 1000 exemplares, com circulação mensal. Sua distribuição é gratuita e pode ser encontrado na Rua Sete de Setembro, 1955 – sala 13, Centro.

Contatos: (42) 3224-5068 / (42) 9932-8850 / (42) 8406-5838.

http://www.facebook.com.br/aplicef

aplicef.aplicef@yahoo.com.br

Anúncios

One Comment to “Nem toda informação é jornalismo”

  1. Very beautiful Jessie. I was adopted as a baby and am so very thankful in so many ways. I cannot wait to hear more about these new members of your family.
    Asos Dress http://www.asosdresses.net

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: