História local de uma crença

Livro vencedor de concurso literário de PG retrata tradição religiosa de mais de 130 anos de existência

livro-aberto

Como vencedor do concurso municipal literário de 2012, Fé, Cultura e Tradição: as celebrações em honra ao Divino Espírito Santo na cidade de Ponta Grossa – 1882/2011 é o 4° volume de um conjunto de pesquisas dedicadas à memória cultural dos Campos Gerais do Paraná.

Mais que a imersão na cultura religiosa, o livro é uma narrativa cronológica. Antes de iniciar, o escritor Vanderley Rocha faz uma breve introdução trazendo ao leitor a história da devoção ao Divino Espírito Santo e como ela se propagou pelo Brasil através dos colonizadores portugueses.

IMG_7632

O livro de 110 páginas é dividido em três capítulos. Nesse espaço são abordados os aspectos que tornaram o culto uma tradição em Ponta Grossa, tais como a origem da devoção, o espaço sagrado que é a “Casa do Divino” e o significado para os devotos, os rituais (procissão, rezas, novenas, missa e a festa) e também a religiosidade e criação da Diocese de Ponta Grossa.

O autor procura explicar diversos termos religiosos, como o “sagrado” e a “materialidade do divino”, e também, termos sociais, como “patrimônio”. Dessa forma, o texto é didático e abrange mais que os religiosos. Todos têm condição de ler e entender o livro. A linguagem da narrativa é simples e torna os fatos e dados mais fáceis de ser compreendidos, evitando uma leitura cansativa. Há equilíbrio entre a devoção e a informação.

É uma obra que não se resume ao fanatismo de uma crença, mas situa o leitor no contexto de cada acontecimento. E por contar através da ordem cronológica dos fatos, é possível ver a evolução da tradição, a multiplicação de devotos e o fortalecimento da crença ao longo de mais de 130 anos.

Giovana Kai

Serviço:                                                                                                            

Fé, Cultura e Tradição: as celebrações em honra ao Divino Espírito Santo na cidade de Ponta Grossa – 1882/2011

Autor: Vanderley de Paula Rocha

O livro tem 110 páginas e foi editado pelo concurso Municipal de Pesquisas Históricas da Fundação Municipal de Cultura de PG

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: