Proposta simples e direta marca presença

na-tela

Apresentação do programa Espírita busca ideal de clareza e acessibilidade, mas carece de variedades

 Veiculado na TVM, o programa Presença Espírita, objetiva levar ao público a visão espírita em relação à vida e seus valores. Apresentado por Sílvia Sgarbi e Luis Mauricio Martins Resende, uma das edições avaliadas pelo Crítica discute riqueza, dinheiro e trabalho.

No primeiro bloco, os apresentadores falam sobre o assunto a ser discutido e acertam ao criar diálogos com o telespectador. Na maior parte do tempo, Sílvia e Resende demonstram uma capacidade de expressão corporal e linguística, auxiliando na fala limpa, sem atropelos e erros de fala. Mas, por se tratar de uma conversa, sem entretenimento, o programa parece tão simples que faltam diferentes atividades na composição, deixando-o repetitivo e cansativo.

Divulgação

Divulgação

Durante a programação é possível notar a falta de imparcialidade nos “ensinamentos da vida”, o que dificulta a amplitude da proposta. Já no momento da entrevista com Iara Garbuio de Freitas Souza, o assunto principal se mantém em foco e a produção acerta ao apresentar um perfil do entrevistado, facilitando a identificação pelo público. A abertura para a participação do telespectador, que pode fazer perguntas ou participar do sorteio de um livro, via rede social (facebook) ou telefone, no caso do programa ao vivo, é também pertinente, pois oferece mais chances de interessar ao público.

Outro ponto observado é a falta de iluminação e ângulos de filmagem mais diversificados, o que pode cansar o telespectador. Em geral, o programa se destaca por uma linguagem clara, simples e direta. E, por ter um público alvo específico, atinge seu principal objetivo, que é a divulgação da doutrina espírita.

Mariana Okita

Serviço:

Presença Espírita é veiculado pela TVM Canal 14 (cabo local), ao vivo às 21 horas nas quintas-feiras, com reprise durante a semana. O programa tem duração de uma hora (60 min), é dividido em 4 blocos de aproximadamente 15 minutos.

Anúncios

One Comment to “Proposta simples e direta marca presença”

  1. Supisrring to think of something like that

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: