Existe competência, falta inovação

selo flicamposFolclórico sistema de som da II Flicampos cumpre demandas, mas poderia apostar em programação exclusiva

      Há relatos engraçados sobre o sistema interno de som da II Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos). Frequentadores da feira apontam que, vez ou outra, uma grande salada musical marcava presença nos autofalantes: Chico Buarque, Caetano Veloso e outros ícones da MPB foram intercalados com os não menos icônicos Xuxa e Sandy & Júnior, para citar um exemplo.

      A mistura, que rendeu boas risadas aos passantes e comentários irônicos nas redes sociais, foi apenas uma engraçada amostra da ortodoxa sonorização do evento. As caixas de som espalhadas por toda a estrutura cumpriram bem a tarefa de informar sobre os horários das atividades, e as palestras e apresentações culturais não sofreram com chiados, microfonias ou nada do tipo. Entretanto, o sistema não foi além do feijão com arroz.

      Na maior parte do tempo, a feira foi embalada por quase inaudíveis playlists, com músicas que se perdiam em meio ao burburinho dos visitantes. As chamadas rádios corporativas ou rádios internas, com programação voltada para eventos e locais específicos, poderiam ser uma alternativa para escapar da mesmice e, talvez, aumentar a interação com o público. Seria divertido entrevistar compradores, veicular informações sobre palestrantes e, em suma, montar uma programação diferenciada para o evento.

Foto: Keren Bonfim

Foto: Keren Bonfim

      Vale ressaltar que estruturar uma pequena rádio interna exige pessoal especializado e mais gastos, mas talvez tal empreendimento possa ser um diferencial para a feira literária, que tem pretensões internacionais. A sonorização cumpriu com o que devia e não deixou a desejar em sua função básica. O que faltou foi apenas a cereja do bolo.

Rodrigo Menegat

 Serviço:

A playlist da II Flicampos toca durante todo o evento, a não ser quando há palestras ou apresentações musicais.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: