Jornais de PG pouco divulgam II° Flicampos

ImagemDiário dos Campos e Jornal da Manhã agendaram o evento em apenas uma edição entre os dias três e cinco de setembro

     O segundo Festival Literário dos Campos Gerais (Flicampos) começa dia 7 e vai até 15 de setembro. Os diários impressos de Ponta Grossa ter agendaram o evento durante a semana, o Jornal da Manhã na terça-feira e o Diário dos Campos na quarta-feira. Nenhum deles divulgou o Flicampos em todas as edições, nem em forma de nota.

     O Diário dos Campos pautou o evento na editoria Variedades, a partir de uma notícia de assessoria de uma livraria comercial, que apoio o festival. A matéria foca o lançamento de livros no Flicampos e apresenta os escritores, indicando outras obras. Apesar de vir da assessoria, diferente do Jornal da Manhã, o DC trouxe uma fala direta do escritor e músico Humberto Gessinger. A notícia tem um box sobre Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras, uma nota de agendamento do evento e um intertítulo sobre o lançamento da biografia do ex-deputado (SP) José Dirceu no Flicampos.

ImagemFoto: Tais Borges

     No Jornal da Manhã, a matéria estava no caderno Mix, e foi menos aprofundada, apresentada como uma agenda em formato jornalístico. A notícia fala sobre os principais participantes do evento, cita os autores e obras, apontando a data e horário das atividades.

     Faltou aos jornais aprofundar mais em um ou outro participante para atrair público ao evento, e também noticiá-lo em mais de uma edição durante a semana, pois nem todos têm acesso diário aos periódicos e podem ficar desinformados sobre o Festival Literário.

Taís Borges

Serviço

Jornal Diário dos Campos e Jornal da Manhã

Anúncios

2 comentários to “Jornais de PG pouco divulgam II° Flicampos”

  1. Galera, que tal perder já, rapidamente, os preconceitos contra as assessorias de imprensa? Sem elas, não haveria acesso aos conteúdos de instituições, empresas, governos ou festivais literários. Sem elas, não há disponibilização de informações novas sob diversos aspectos – sequer a foto do Humberto Gessinger. Mesmo que você nunca trabalhe em uma, sem dúvida precisará de várias. Se não concordar com a abordagem da sugestão da pauta, converse com o assessor e discuta uma nova forma. Criticar o jornalista por usar a sugestão de pauta não é produtivo. Sugestão (de assessor): falem com o assessor responsável pela divulgação da Flicampos. Temos um destacado exclusivamente para este trabalho? Qual a facilidade de acesso dos jornalistas aos temas do Festival? Vejam que este trabalho pertence a ele. Vocês estarão iludidos se entenderem que o trabalho de comunicação é somente o que sai no jornal. Abraços progressistas.

  2. Olá Pessoal, Bom dia! Tomei conhecimento da crítica apenas no dia de hoje. Pois bem, gostaria de esclarecer apenas que o principal evento da cidade é o I Congresso de Educação e que, dentro desta atividade, estão ocorrendo a V Feira do Livro, o II Flicampos, e as outras atividades. Logo, a cobertura do Jornal da Manhã, classificada como menos aprofundada, focou na agenda do evento como um todo, o que acredito ser eu a função do jornalismo: informar e promover o acesso ao público ao eventos. Concordo com o Rodrigo K Silva, falta, por parte da organização, saber diferenciar e destacar claramente o que é um evento e o que é outro. O próprio caderno com a agenda do evento traz como destaque principal o Congresso. Logo, existe como dissociar o Flicampos dos outros eventos? Creio que é complicado utilizar as palavras pouco e muito para alguma coisa. Isso é muito relativo. Pouco significa o que para você caro leitor? E muito?. Gostaria de oferecer como análise a matéria veiculada hoje pelo JM. Nela, estão histórias de crianças e até mesmo de uma professora de Itaiacoca que destaca a oportunidade das crianças terem um acesso maior aos livros, coisa que não acontece na referida instituição em que ela trabalha. Independente de dar “pouco” ou “muito” destaque para esse, ou aquele evento, acho mais louvável destacar que eventos como os que estão ocorrendo, resgardadas as devidas proporções, estão celebrando a linguagem e o acesso ao universo da leitura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: