A arte de saber usar informações

ombudsman12-11

       Como já é comum na produção do Crítica de Ponta, muitos estudantes utilizam informações complementares nos textos. E, como acadêmico de Jornalismo, deve-se entender que as informações servem para enriquecer a crítica e situar o leitor pois, se não cumprem essa função, podem ser descartadas.

       Destaque para a editoria Livro Aberto, onde a autora soube combinar descrição com opinião e trouxe elementos a mais sobre o autor que, neste caso, atendem ao aspecto funcional. Em Entre Linhas, a autora também utiliza informações relevantes, como a existência do blog da revista, porém faltou colocar os locais de circulação no serviço.

       Entretanto, em Na Tela, há muitos elementos vagos que atrapalham o entendimento, como em “populares que participam” (de classe popular ou pessoas conhecidas?) e “a apresentadora apela” (que atitude ou o que ela fala que exemplifica apelar?).

       Na categoria Vitrola, a autora mostra conhecimento na área e faz apontamentos diretos, deixando a crítica interessante. Só pecou quando diz que “as melodias são variadas e surpreendem o ouvinte”, pois não especifica em que variam (ritmo ou letra?) e nem porque surpreende o ouvinte.

       Sobre os temas, os autores devem fugir do mesmo e sempre inovar. Como a boa escolha em Outros Giros, onde os jovens universitários podem se identificar. Porém, faltam informações como quantidade de público, que poderia realmente comprovar que o “público lota os eventos”.

       Na editoria Pratos & Drinks a autora traz um produto clássico de forma original. O texto é rico em detalhes do produto e também do ambiente que, neste caso, foi essencial para que o leitor pudesse imaginar o objeto criticado.

       Moda & Estilo traz, de forma clara, a tendência das toucas e a foto ilustra bem o que a autora diz . Entretanto, como em outras críticas, falta informação no serviço, pois dizer que a touca pode ser encontrada em lojas da cidade é vago demais, devia exemplificar o tipo de loja.
Nesta semana, todas as editorias possuem fotos ou imagem de divulgação que, assim como informações relevantes, enriquecem e ilustram os textos. Prossigam! Inovem! E informem!

Nicoly França

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: