Quando a rádio sai “protestar”

487913_474440032604010_505364212_n2

Difusora e Santana abriram espaço para coberturas dos protestos, mas Rádio Clube apenas leu notícias dos jornais impressos

            E se, de repente, milhares de brasileiros saíssem às ruas para protestar por melhores condições de vida? Muitos imaginaram isso, só não pensaram, talvez, que esse dia estivesse tão próximo. Os protestos, que começaram em São Paulo e pediam a redução da tarifa de ônibus, se espalharam pelo País. No dia 17 de junho foi a vez de Ponta Grossa aderir ao movimento nacional. O protesto ‘Verás que um filho teu não foge à luta’ teve participação de mais de quatro mil pessoas. As emissoras locais, como veículos instantâneos e diretos, também deslocaram jornalistas para participar da cobertura.

            A rádio Difusora (AM 690 KHZ) acompanhou a primeira manifestação que aconteceu na cidade e apresentou os consequentes desdobramentos dos protestos. Os programas jornalísticos do período da manhã deram destaque maior ao que ocorria no município. Não houve, porém, a realização de matérias especiais sobre as manifestações. Os locutores e jornalistas comentavam sobre outros protestos que ocorriam no país. No momento, o tema em evidência na rádio é a greve dos motoristas do transporte coletivo da Cidade e a possível greve dos frentistas de postos de combustíveis. Os dois assuntos são tratados, pelos locutores, como reflexos das manifestações.

antena

Foto: Keren Bonfim

            Na rádio Santana (AM 900 KHZ), as manifestações não passaram despercebidas. Pela manhã, os jornais da rádio comentaram o caso e exibiram reportagens. Comentários sobre os protestos também foram divulgados. Já a rádio Clube (AM 1080 KHZ) praticamente se limitou em ler as manchetes e notícias divulgadas nos jornais locais.

            Além do Facebook, as emissoras funcionaram como uma espécie de “divulgador” do que ocorria na cidade. As pessoas que não estavam conectadas às redes sociais puderam acompanhar os movimentos pelo rádio. No momento em que Ponta Grossa vive um período de greves, as rádios locais, de fato, precisam estar nas ruas para acompanhar o “Inverno Brasileiro”.

 

Keren Bonfim

Colaboração: Nei Sassaki e Gabrielle Koster

Serviço:

As rádios Difusora e a Santana acompanham a greve dos motoristas do transporte coletivo nos programas jornalísticos.

Rádio Difusora 690Mhz AM. Pode ser ouvida pela internet no site http://www.difusora690.com/

Rádio Santana: 900 Mhz AM. Pode ser ouvida pela internet no site http://www.radiosantana.com.br/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: