Humor questiona mídia e política nas manifestações

em-cena

No YouTube, canal humorístico Parafernalha aposta na comédia para falar sobre protestos no país

          O contexto de manifestações no Brasil ganhou relevância na mídia, que passou a realizar uma cobertura intensa dos fatos. Pegando o gancho do assunto, o canal de humor Parafernalha, um dos maiores do gênero no YouTube, lançou na última semana dois vídeos satirizando a cobertura midiática do assunto e as reações de políticos após o movimento ganhar força.

          No primeiro, intitulado “Político Oportunista”, o ator Otavio Ugá encena um político do fictício, mas sugestivo, Partido Reacionário Nacional. A frase inicial do personagem, afirmando ser contra o progresso e revoluções, mas a favor da atual revolução progressista, já cria expectativa para as críticas e ironias voltadas aos políticos e até mesmo a pessoas que se enquadram na categoria “reacionários”.

           O canal não decepciona: são inúmeros blocos de falas em que o personagem contradiz seus princípios políticos, aplicados até o momento em que o movimento ganhou força, para obter a simpatia dos eleitores no melhor estilo oportunista. Em certo momento da encenação, é possível perceber semelhanças com o candidato derrotado no segundo turno das últimas eleições presidenciais no Brasil.

           Os cortes entre as cenas colocam as falas muito próximas, o que atrapalha no entendimento em determinados momentos. O cenário estático do vídeo não é comum no canal, e acaba cansando o espectador que busca apenas o humor. O uso de palavrões, algo frequente no Parafernalha, distancia o discurso da realidade ao mesmo tempo em que reforça a sátira.

Imagem

Foto: Divulgação

          O segundo vídeo é intitulado “Telejornal Imparcial” e faz uma sátira às coberturas televisivas das manifestações. O canal busca simular um telejornal preocupado apenas em promover o sensacionalismo sobre as cenas de vandalismo. O clímax humorístico é a participação do ator André Navarro, interpretando Dr. Rogério Coelho, remetendo ao comentarista de segurança da Rede Globo, Rodrigo Pimentel.

          As interpretações dos atores criam uma semelhança com um telejornal das grandes emissoras de televisão, amparados na qualidade sonora e visual dos vídeos que tornaram o canal conhecido.

           O Parafernalha soube explorar o assunto sem abdicar do bom-senso, algo que falta a alguns profissionais e denigre a prática humorística. Além disso, o canal possui vídeos que atingem um grande público ao mesmo tempo em que enfatizam o momento histórico de manifestações.

Rodrigo Huk

Serviço:

Canal Parafernalha (YouTube) http://www.youtube.com/user/canalparafernalha

Político Oportunista – http://www.youtube.com/watch?v=dDv6LaUvRRI

Telejornal Imparcial – http://www.youtube.com/watch?v=6jCrdeDAIdk

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: