Brasil, qual que é o teu negócio?

projetor322

Um dia em que Ponta Grossa parou… e milhares de pessoas foram às ruas e as bandeiras saíram do armário

          Nos dias 17 e 20 de junho de 2013 as ruas de Ponta Grossa pararam. Assim como em várias regiões do país, milhares de pessoas reuniram-se no centro da cidade para protestar. A DB Cinematografia, uma produtora dedicada à experimentação audiovisual, aproveitou a situação e resolveu gravar as manifestações Verás que um filho teu não foge a luta, lançando dois clipes: ‘#VEMPRARUA PG’ e ‘#VEMPRACHUVA PG’.

          O vídeo ‘#VEMPRACHUVA PG’, que teve 207 visualizações, retrata a questão de que mesmo com a chuva as pessoas foram ao protesto. A escolha pela versão remixada da música Singin’ In The Rain, do filme ‘Cantando na Chuva’ dinamizou o vídeo, mostrando o clima de agitação pela avenida.

          Já no vídeo ‘#VEMPRARUA PG’ a intenção é passar diretamente a mensagem de que Ponta Grossa também foi para as ruas. Cartazes   com frases de reivindicações aparecem no vídeo, como “A gente não quer copa, quer educação”, “Desliga a TV e pensa”, “Ana Maria vergonha de PG”.

          A música tema do vídeo “#VEMPRARUA PG”, que impulsionou milhares de pessoas a gritar os versos da banda O Rappa pela cidade foi produzida inicialmente para uma campanha publicitária destinada à Copa do Mundo, encomendada pela multinacional Fiat. O equívoco foi que os manifestantes usaram com cunho de protesto, ainda que uma das pautas era criticar o investimento do governo na copa em que o Brasil irá sediar.

Imagem

Foto: Divulgação

          Ao assistir o vídeo “#VEMPRARUA PG”, o que mais teve acessos (7880 visualizações) no YouTube, a sensação que se tem é de estar em época de Copa do Mundo. Muitas pessoas aparecem pelas ruas da cidade, com máscaras em meio a bandeiras do Brasil. O batuque da música ao fundo instiga. Também há um sentimento de patriotismo pela bandeira do Brasil.

         A maneira em que os vídeos foram editados chama a atenção. Até mesmo quem não participou pode notar vários ângulos das manifestações. O vídeo ‘#VEMPRACHUVAPG’ registra, ainda, o momento em que os manifestantes entraram no Terminal Central para protestar contra o atual funcionamento do transporte público da cidade.

Mariana Tozetto, Mariele Morski, Larissa Rosa

 Serviço:

Os vídeos podem ser assistidos no canal do DB Cinematografia: http://www.youtube.com/user/danielbalanfilmes?feature=watch

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: