De verde e anil é a alma do Brasil

cabec3a7alho-fuc1

Música da etapa nacional do FUC retrata marcas culturais do povo brasileiro

                  Vindo de Santana, no estado do Amapá, a música Alma Brasileira foi a sexta apresentação da noite de 21/06 no Cine-Teatro Ópera, na 26° edição do Festival Universitário da Canção. O frio e a chuva não espantaram os espectadores do FUC, que compareceram para apreciar as nove músicas da noite interpretadas à etapa nacional. Alma brasileira é da autoria e interpretação de Benedito Ciel dos Santos Barbosa.

              A letra fala dos brasileiros que trabalham de sol a sol, de segunda a segunda, que tem nomes comuns e são “guerreiros”, como indicam os primeiros versos da música, repetidos em vários momentos: “na minha veia corre sangue de guerreiro. Na minha veia tem história, sou nagô”. A música é, segundo o cantor, uma homenagem à própria mãe e retrata a imagem típica do brasileiro que, apesar de sofrido, é feliz. O ritmo da canção aperfeiçoa ainda mais a mensagem que a letra transmite.

9104189143_00ca4839d3_o

                Os vários José, João, Pedro, Raimundo e Sebastião presentes na história cantada montam o quadro do Brasil que tem uma alma que agrega do dono de um palácio até aquele que vive em um barraco de várias cores, mas sempre com fé. A melodia é somada a uma entonação forte que deixa a canção agradável para se ouvir.

            O cantor ficou, durante a apresentação, no centro do palco, acompanhando o embalo da música com o corpo, no ritmo da ginga colocada pela letra da canção como uma característica dos brasileiros. A composição tem quatro estrofes e uma quinta, declamada (ao invés de cantada). A música e interpretação marcaram a presença com um tema, apesar de frequente em festivais, apresentado de forma empolgante pelo autor.

Luana Caroline Nascimento

 

Serviço:

Canção: Alma Brasileira

Letra e músico: Benedito Ciel dos Santos Barbosa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: