Baiá pode fazer sucesso em outras regiões

cabec3a7alho-fuc1

Músico paranaense investe em ritmo quente, mas não consegue aquecer o público do FUC 

             Apesar de ter experiência com música, participação em diversos projetos culturais e também possuir trabalhos autorais, a performance de Josemar Artigas não foi suficiente para chegar à final do 26º FUC. O músico, vindo da capital do Paraná, Curitiba, se apresentou com canção de sua autoria, Baiá.

            A música com influência do tambor de crioula e do maracatu, com apenas voz, violão e percussão, apresentou uma melodia ritmada, e inclusive alguns artifícios para cativar o público. No entanto, a composição, que remete a uma marca da cultura maranhense, tornou-se monótona. O som dos instrumentos clamava animação, estado de espírito que o cantor pareceu não expressar.

feola

Foto: Lente Quente/ José Tramontim

           Apesar do ritmo regional, dançante e agitado que instigou o público, a voz do interprete parecia não acompanhar a melodia. No início dos versos a canção era pouco ouvida, e ao final das frases, a voz se exaltava, tornando alguns trechos da música indecifráveis.

            Contribuindo para a não compreensão da letra, era perceptível que a percussão estava muito alta. Entretanto, a voz do cantor era suave, e em alguns momentos lembrava o timbre do cantor Milton Nascimento.

        O músico possui um blog onde divulga seus trabalhos e também disponibiliza o download de músicas e partituras, incluindo Baiá. Porém, nota-se diferença em versões. Letra e melodia permanecem as mesmas, porém a versão gravada em estúdio se diferencia da apresentação ao vivo, pela entonação de voz. Na música Baiá letra e melodia eram harmoniosas, o que de fato prejudicou a apresentação foram as idas e vindas, e altos e baixos, exibidos na voz do músico na interpretação ao FUC.

Rafaella Feola

Serviço:

Canção: Baía

Compositor: Josemar Artigas Santos

Interprete: Josemar Artigas

Blog: http://josemarartigas.blogspot.com.br/

Anúncios
Etiquetas: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: