“Quem disse que você é legal?”

Imagem

No palco do FUC, um pouco mais do que você já escutou e viu por aí… em PG

        A banda Cadillac Dinossauros está habituada em se apresentar nos bares da cidade, interpretando covers, embora algumas vezes intercalam com músicas próprias. Mas o que se viu no palco do Cine-Teatro Ópera, no encerramento da primeira noite (19/06) do 26º Festival Universitário da Canção (FUC), foi o show inédito “O compositor é!”, com músicas de autoria, o que explicaria o silêncio do público. Para não perder o costume, os Cadillacs e os músicos convidados também tocaram covers.

        Baixo, guitarra, bateria e violão formam a base instrumental. Em algumas canções se introduz o clarinete ou flauta transversal, um diferencial melódico oferecido pelo grupo, que consegue atingir a proposta de ser uma banda de rock, com resquícios do samba. A experiência dos músicos contribui para a qualidade sonora.

9089121239_171a643329_o

Foto: lente quente/João Henrique

        As letras migram de tentativa de crítica social, reflexão à contação de história e fogem de temas clichês. Percebe-se, em algumas canções, rimas pobres, aparentemente propositais. A voz do vocalista é levemente rouca, afinada, e consegue atingir notas altas, demonstrando domínio musical, talvez apenas um tanto ardida, podendo desagradar alguns ouvidos.

        Apesar da presença, o Cadillac Dinossauros não ousa e não oferece um material diferenciado. Na primeira vez que se escuta, as músicas passam a impressão de serem parecidas, principalmente no ritmo e interpretação.

        Durante a apresentação no FUC, a banda interagiu com o público e a reprodução de canções alheias contribuiu para animar. Uma encenação cômica com atores, porém desnecessária durante uma música arrancou risos da plateia, que aplaudiu de pé no final, indicando uma aceitação pública.

Letícia Augusta

Serviço:

Canção: Todo compositor é

Letra: Cadillac Dinossauros

Música: Cadillac Dinossauros

Músicos: Integrantes da Banda e convidados.

Anúncios

7 comentários to ““Quem disse que você é legal?””

  1. Esperava mais da crítica.

  2. “não ousa e não oferece um material diferenciado”

    Tenho que discordar. Quantas bandas se vê por ai que incluem Tom Zé no repertório? O Cadillacs conseguiu fugir do óbvio até quando se trata de Raul, com Ê meu pai e Na beira do Pantanal. E discordo ainda mais de que as músicas sejam parecidas.

  3. A crítica se remete as músicas próprias do Cadillac apresentadas, os covers são apenas citados. E é comum a impressão de que as músicas são parecidas quando não se conhece muito o produto, como explicito no trecho “Na primeira vez que se escuta”.

  4. esperava mais da crítica também. só uma correção, aquele instrumento é um saxofone soprano e não um clarinete.

  5. Achei a crítica totalmente sem conteúdo, afinal, se Cadillac não ousa e não é diferenciado, então não sei qual banda é… Ainda, digo que o Davi é um dos melhores cantores de Ponta Grossa, com seu timbre sensacional. E sem falar na incrível interpretação, vista por quem assistiu o FUC do ano passado e relembrou esse ano com “And Lee Rock’n Roll, Cantor, Compositor, Eletricista e Encanador”, maravilhoso… E quanto ao título da crítica…o que quis dizer com isso??? Também, não achei nada desnecessária a entrada dos atores, foi simplesmente uma descontração.

  6. A cada ano fico sem entender ainda mais por que são colocados jornalistas para fazer as críticas das apresentações do FUC. A única resposta pra isso, a meu ver, é que seja um trabalho valendo nota da faculdade. Mas aí vem outra dúvida. Sobre música?! Por quê essa crítica não é feita pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Música? Então, constato que os jornalistas pseudocríticos não tem culpa, afinal estão com uma bomba nas mãos, e que neste caso estourou. Pois todas as respostas à crítica estão sendo negativas. Logo, concluo que a nota pelo trabalho deva ser baixa. Agora falando diretamente dos tópicos tratados na crítica: WTF??? Sério, você estava mesmo lá ou colou de alguém? Lembro que uma vez quando eu ainda estudava no CEFET, 5 alunos tiveram a prova zerada por estarem com a resposta exatamente igual. Mas o que comprovaria que colaram? Provavelmente o fato de todos estarem com a resposta errada, talvez?! Bem, voltando a crítica novamente. WTF 2? O Davi é tido pelos músicos de PG como um showman. E agora você deve estar pensando, ele pode ser um showman, mas que não foi feliz nesta noite. Discordo novamente, ele foi muito feliz e passou toda essa felicidade pra quem estava lá. Eu disse todos, porque realmente acho que você não estava. Quanto ao repertório conter músicas parecidas, se você for num show de sertanejo universitário irá ouvir sertanejo universitário, arrocha, moda de viola, clássicos do rock internacional passadas para sertanejo universitário e clássicos dos rock nacional com uma pitada de funk e sertanejo universitário…resumindo, você encontrará de tudo, menos música (e tudo isso com apenas 3 acordes). Então acho que você foi ao show errado. Então como é montado um show que reúna diversidade musical e que não seja apelativo? Fácil, pois um show segue uma sequência lógica. As músicas devem seguir propositalmente um padrão, isso mostra identidade e fidelidade musical. E essa é uma das principais características do Cadilac. Eles sabem como tocar, como agradar e como fazer a galera ir junto com eles. Ah, esqueci que este é outro ponto negativo da crítica, o silêncio do público. Eles fizeram o show de encerramento da fase regional do FUC, logicamente a maioria das pessoas que estavam lá esperavam pelo resultado do concurso, outros eram de fora da cidade e alguns conhecem o trabalho da banda. Pra finalizar, vá ao show da fase regional do FUC do ano que vem (que muito provavelmente será feito pela banda “A coisa”), mas antes faça a lição de casa. Sei lá, digite no google a palavra ”música” e veja se encontra algo.

  7. que jornalista mais sem vergonha essa hein? Vá estuda um pouco mais…tá precisando!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: